Prisões globais


A rigor, se efetiva uma determinação de um país sobre os interesses sociais do restante do mundo dito civilizado.


Justiça - Em uma sociedade de conflitos, com população que se avoluma cada vez mais, com redução de espaços naturais, com nível complexo de relações no espaço público como efetivar uma ordem eficaz que mantenha os mesmo grupos no poder, seja político ou econômico, numa escala local e global? Talvez seja esta a grande questão que se apresenta nos dias atuais, depois da sociedade estar interligada em rede de comunicação. O que se observa é que a velha máxima de uma sociedade educada e bem informada poderia levar a desordem e a conflitos sem solução. Neste sentido, medidas são tomadas em várias partes com o objetivo de buscar esta estabilidade, como por exemplo, a prisão de Guantánamo em território cubano, edificada pelos Estados Unidos, o país responsável pela ordenação do sistema social.

Como as mudanças são inevitáveis, afinal, a estrutura política precisa mudar para dar sentido de mudanças, a prisão americana começa a liberar presos de guerra que permaneceram vários anos detidos sob tortura, com uma pena sem julgamento ou sequer da presença da justiça para arbitrar os processos – de fato um regime totalitário aos moldes das sentenças nazistas. A rigor, se efetiva uma determinação de um país sobre os interesses sociais do restante do mundo dito civilizado. Os condenados fazem parte dos moradores de um país alcunhado pela pecha de "eixo do mal", como apontado pelo republicano ex-presidente George W. Bush. O que significa dizer: a condenação é anterior a existência do crime, basta estar em colisão com a linha ideológica desta ordem global. Um ato terrorista que se diz contra o terrorismo, ou seja, cria-se o medo para combater o medo. A rigor, não é esta a única prisão que se percebe na busca da estabilidade sistêmica, pois a falta de condições financeira leva milhares à prisão e sob a tortura da incapacidade de pensar e observar com liberdade o lugar de cada um dentro de uma realidade construída ordinariamente.

Infelizmente, ninguém está a salvo desta ordenação, pois no Brasil podemos conviver com realidades completamente distintas, em sociedade que se divide em grupos muito pobres ao nível de populações massacradas pelas guerras locais e uma minoria, absolutamente, rica que se assemelha as nobres famílias européias. Desta forma, as negociações no campo social tornam-se muito difíceis, considerando o aparato necessário e ao dispor dos grupos assentados no poder que serve aos interesses do “eixo do bem”. As crises, neste sentido, tem uma função importante: discutir as relações humanas e as diferenças extraordinárias e injustas. O resultado poderá ser o reforço da guerra, com a emersão das várias prisões existentes, sendo necessária sua reforma ou, em alguns casos, novas edificações. A propósito, as existentes vêm sendo questionadas, o que torna a ordem mais complexa e rigorosa.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.