A Arte da Guerra Midiática

Mídia - Nesta semana, discussões paralelas sobre um mesmo tema colocou em lados opostos duas formas de avaliar o futuro do capitalismo. De um lado as autoridades do mercado financeiro em Davos (Suíça) e de outro o Fórum Social Mundial (FSM) em Belém do Pára. Na Europa o pessimismo sobre uma economia em frangalhos e sem solução, pelo menos a curto prazo. Portanto, há a incerteza quanto à forma de tratar o mercado sempre onipresente em todos os debates mundiais, indiferente ao assunto abordado - afinal, a Indústria Cultural esteve sempre presente nas últimas décadas, sem dar descanso. Na região amazônica as afirmações comuns são a de que o capitalismo precisa passar por mudanças, visão peculiar aos intelectuais de esquerda que ao longo dos anos vêem perdendo terreno para a "verdade" do mercado global. Neste ínterim a cobertura da mídia, que evidentemente dá fluxo as informações e afirmações advindas da região européia, com ênfase.

Seria simplicidade imaginar uma atitude diferente da grande mídia que chega em todos os rincões brasileiros. Entretanto, fica claro a dificuldade dos meios de comunicação de tratar com os problemas que se apresentam, quando se trata de mudar um discurso que se mostra caquético e repetitivo. Há diversos problemas com os intelectuais na contemporaneidade, pois muitos deles, seguem a cartilha do socialista, tratado por Karl Marx, há muito fora da realidade tecnológica e complexa atual, mas não se joga idéias na lata de lixo como se nunca existiram. Ainda mais considerando que há uma repetição dos acontecimentos, discutidos ao longo da história.

Indubitavelmente, que os meios de comunicação globalizados, com informações difundidas pelos grandes centros de poder políticos e econômico, deveriam ser vistos pela mídia brasileira, por exemplo, com desconfiança sobre a sua possível isenção e espírito ético. Na realidade a comunicação se apresenta com uma grande arma de domínio econômico e cultural. Reproduzir idéias, neste contexto, significa simplesmente manter um as verdades que trouxeram prejuízos e instabilidade para várias nações que vivem - e se assim continuar viverá - na periferia desta aldeia global.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.