Mídia que torce

Verdade, existem muitos profissionais qualificados, preocupados com a profissão, mas realmente há o interesse comercial.

Esporte - Uma enquete feita neste blog aponta que a mídia da capital não consegue tratar as equipes que participam do campeonato estadual com igualdade. Evidentemente, que imaginar o jornalismo sob o prima da isenção e imparcialidade é não considerar a relação humana na interpretação dos fatos. O jornalista tem suas preferências e não tem razão de negá-las ou esquecê-las ao construir o seu texto. Entretanto, existe o espaço da ética que não pode ser negligenciado, o que ocorre muitas vezes, também no esporte. São jornalistas que se aproximam de diretoria de clube para dar destaque a determinados times, tendo como retorno ajuda política e financeira. Profissionais que usam do meio de comunicação para promover jogadores e obter resultados econômicos com a venda de atletas. Desta forma, não se estabelece um bom jornalismo, pouco confiável e digno de crédito.

Verdade, existem muitos profissionais qualificados, preocupados com a profissão, mas realmente há a prioridade, sobretudo, pelo comercial que faz prevalecer interesses escusos que desmerece o torcedor o qual muitas vezes chega à irritação ao assistir, ler ou ouvir sobre uma partida de futebol. Mas pode se pensar que não é possível atender a todas as agremiações de maneira igual, até mesmo pela dificuldade de locomoção das equipes que fazem cobertura, afinal isto têm custos. Verdade, entretanto, não se deve deixar de lado o posicionamento do colunista, repórter, comentarista, narrador diante de equipes do interior e da capital. Em muitos casos prevalece o entusiasmo com as equipes da qual se identificam, definindo claramente as cores de preferência. Nem todos torcem pelas mesmas equipes e querem saber como está o time que acompanha.

O futebol brasileiro, realmente, é uma grande paixão, mas o jornalista teve buscar ser honesto com os diversos torcedores que fazem do esporte uma grande festa. Esta realidade, a rigor, não é goiana. O descaso com as torcidas do interior do país chega à falta de respeito e provocação. Se não queremos este posicionamento com o nosso estado, não devemos ter uma postura que condenamos. Além do que a grandiosidade de um campeonato está na quantidade de torcedores que vão ao estádio e a estrutura dos times que participam dele. A falta de incentivo e divulgação poderá tirar o brilho de uma modalidade esportiva, o que acontece com o basquete, vôlei, handebol, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.