Começa 2010

Política - Definitivamente as tramas para as eleições de 2010 começaram. As eleições do presidente da Câmara Michel Temer e do senado José Sarney sinalizam como serão as articulações partidárias para o pleito que se aproxima. Afinal, a política está em movimento contínuo, mas há momentos em que se percebe como se desenvolve as artimanhas dos partidos e políticos. De fato, o PMDB será o grande partido enamorado por todos, neste contexto PSDB e PT, para a Presidência da República. Nesta última jogada o governo conseguiu o seu propósito que é o de fortalecer suas parcerias, principalmente no senado, onde sempre esteve em situação delicada, muitas vezes sofrendo derrotas. Sarney – político experiente -, parceiro do atual governo e que não transita no ninho tucano, será importante para o popular presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais que Tião Viana, o qual na última hora recebeu apoio da oposição ao governo.

No Brasil a política se mostra um emaranhado de interesses e poucos destaques, pois, hoje a figura notória é o próprio presidente que dispara na aceitação popular com mais de 80% de aprovação, o que é histórico, a rigor, trata-se de um presidente com características diferentes dos interesses de uma elite conservadora e reacionária brasileira. O Adversário dos petistas, José Serra (PSDB), apesar da experiência, continua um incógnita para 2010, num partido que não tem a mesmas forças de alguns anos atrás. O atual prefeito paulista, nas campanhas nacionais em que participou não se mostrou "íntimo" da sociedade brasileira, sem muito sucesso, principalmente na região nordestina. Num possível enfrentamento com Dilma Rousseff ninguém apostaria efetivamente em grandes vantagens para o tucano, considerando o perfil e a estrutura a disposição de cada um, apesar dos números das últimas pesquisas. A política é o acaso das circunstâncias, muitas vezes políticos inexperientes ganharam eleições no Brasil.

O atual presidente do Banco central, Henrique Meirelles também sinaliza que deixará o cargo burocrático em Brasília para ser candidato ao governo do Estado de Goiás, enfrentando Íris Resende (PMDB) - que tem o PT em sua base de apoio - e Marconi Perillo (PSDB). O presidente do BC que, na última terça-feira (4), esteve em Goiânia para um ato público - leia-se ato político -, quando a comunidade esteve sensibilizada para trazer jogos da copa do mundo de 2014 para a capital.

Conforme tem sido dito nos bastidores o ideal do governo federal é uma chapa com Meirelles como candidato ao governo do estado e Íris Senador da República. Perillo não faz parte dos planos dos petistas, afinal, tornou-se um grande adversário, mas deverá estar no páreo.

Indubitavelmente, muitas negociações ainda serão feitas. Certamente, haverá muitos lances neste emblemático jogo pelo poder. Importante acompanhar.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.