Política e amizade

Eleições - A história política do estado de Goiás tem entre os seus personagens o Senador Marconi Perillo que, ainda jovem, esteve no PMDB de Íris Resende e, hoje, é tucano de alta plumagem, adversário do peemedebista, e com transito na cúpula do partido em Brasília. Na vice-presidência do Senado, inicia sua jornada eleitoral no sentido de se cacifar para as eleições de 2010, sendo candidato ao governo do estado desde que deixou o governo para entrada de Alcides Rodrigues (PP). No entanto, ao longo destes dois últimos anos, o goiano viu o seu espaço político reduzido na região, e com dúvidas sobre o apoio do atual governador, cada vez mais próximo do governo federal e do PMDB goiano, além da oposição ferrenha do governo federal.

Diante do quadro, Perillo começa o seu caminho de retomada do poder político em Goiás, neste momento em desvantagem sobre os seus adversários PT, PMDB. Também não possui o apoio de parte da cúpula do DEM (ex-aliado), liderado por Ronaldo Caiado. A aproximação do ex-governador dos adversários, demonstra, além de amadurecimento, sua condição de dificuldade de organizar uma base que lhe dê sustentação efetiva para o pleito de 2010.

Com uma aprovação de mais de 70% quando deixou o governo estadual, com forte apelo midiático, devido a investimento de sua gestão nos meios de comunicação, o tucano tem a sua frente o crescimento do PMDB no estado. Sendo que Íris Resende não esconde o seu desejo de encerrar a carreira política como governador goiano e superar a derrota de 1998 para o desconhecido Marconi Perillo. O PT que hoje tem a vice-prefeitura, portanto, deverá estar com Resende no próximo ano e contra o tucano. Há ainda outro caminho para os petistas goianos: apoiar Henrique Meirelles que também se apresenta como candidato ao estado, que poderá ser o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado, conforme negociação do Íris Resende.

As eleições de 2010 começa a ser decidida agora, haverá muitas discussões, mas de alguma forma os competidores já estão em campo. Os acertos de apoio tornam-se fundamentais. Embora em política não há nada certo, os relacionamentos do passado podem representar muito no presente.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.