UM PALANQUE, OUTRAS IDÉIAS

A pergunta a se fazer: qual a ideologia e essência partidária nesta modernidade política brasileira?

POLÍTICA - Eis uma imagem que vale mais do que mil palavras. Três figuras da política brasileira com histórias distintas no processo social brasileiro, que fazem coligação inusitada em um dos principais estados brasileiros, o Rio de Janeiro. O Candidato a governador, Fernando Gabeira (PV), um forte candidato para vencer as eleições, diante da votação que recebeu em 2008, quando perdeu para Eduardo Paes (PMDB), por uma diferença mínima no segundo turno as eleições para o município carioca, tem como presidencial Marina Silva (PV), mas apóia com vigor o candidato José Serra (PSDB).

Como os tucanos não conseguiram nomes que represente o partido no Estado, o acordo foi feito com Gabeira, cujo partido precisa cacifar Marina Silva, nos palanques montados para o pleito eleitoral, mas José Serra exige o respeito ao apoio, e precisa ter acesso aos eleitores do Estado numa campanha dura para a presidência da República. No meio deste imbróglio a ex-senadora, que certamente não agrada, mas convive com a situação inusitada, sem outra alternativa, já que Gabeira tem ascensão no Partido Verde. Sem dúvida, uma condição que depõe contra a imagem da candidata, a rigor, são propostas de governo diferentes para encontros permanentes e estranhos para a população fluminense.

Gabeira e Marina Silva têm sua história política amarrada ao PT de Dilma Rousseff, pois o primeiro foi deputado eleito pelo partido em 2004 e com ações políticas à esquerda, e a ex-senadora que não se esquece de afirmar sua ligação com membros do partido dos trabalhadores. Ambos, conhecidos por seus movimentos sociais pelo Brasil, bem verdade que nos últimos anos o líder dos verdes tem movimentado para o lado dos conservadores em seu discurso tantos em seus artigos nos jornais e entrevistas.

A coligação do deputado com os tucanos parece normal, diante das propostas de Gabeira, entretanto, leva com ele o discurso de Marina Silva e do partido dos verdes, que por muito tempo se mostrou de esquerda. A pergunta a se fazer: qual a ideologia e essência partidária nesta modernidade política brasileira? E povo como está?

Leia mais

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.