FICA, CULTURA E MASSA

Em essência, o Fica é mesmo importante para Goiás, especialmente para os estudantes de comunicação; Sobretudo ter a convicção de que incentivar a cultura é uma responsabilidade do Estado.

CULTURA - O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - FICA, na cidade Goiás, a exemplo do ano anterior, não conseguiu animar o grande público. Certamente, nem é este o objetivo dos organizadores que reduziram investimentos para os grandes shows. Ademais, o festival em si, para 2010, não trouxe nomes de destaques do cinema e meio ambiente. O resultado: menos pessoas no evento e nas ruas da antiga capital.
Não seria possível passar despercebido o interesse dos cinéfilos pelos bares e praça da cidade, e pouco fluxo nos locais de realização do evento, como oficinas e apresentações de amostras e filmes – O Cine Teatro São Joaquim não esteve tão lotado e no Cinemão a maioria das cadeiras ficou vazia para muitos documentários, que exibiam a mesma programação.

Notório ressaltar que a cultura de massa prevaleceu sobre grupos formados por aficionados pela sétima arte. Conforme alguns lojistas, as vendas foram fracas, bem abaixo das expectativas. Para os participantes do Fica, a proposta do governo em reduzir verbas para grandes apresentações no palco da praça e concentrar investimentos no cinema seria uma medida acertada, pois valoriza, desta maneira, não o grande número, mas a qualidade dos trabalhos ligados a arte cinematográfica.

Para outros, a copa do mundo concorreu com o evento, mesmo considerando que o grande palco do futebol mundial iniciou seu espetáculo na sexta-feira, sem partidas do selecionado brasileiro. Além do que, por todos os lugares havia um aparelho de televisão ligado nos confrontos iniciais, diretamente da África do Sul, este o grande show do momento.

Apesar, do discurso de redução de gastos e pagamentos de dívidas de governo anterior, o a atual gestão estadual realmente precisa analisar a importância do Festival e decidir por uma organização que privilegie o cinema, e não esquecer a qualidade que chame a atenção do público que procura se aperfeiçoar sobre a sétima arte. O glamour, entretanto, faz parte daquilo que envolve a imagem, mesmo considerando o documentário e as discussões profundas e teóricas. Em essência, o Fica é mesmo importante para Goiás, especialmente para os estudantes de comunicação; Sobretudo ter a convicção de que incentivar a cultura é uma responsabilidade do Estado.

1 comentários:

wila disse...

Eu com certeza esperava uma cidade lotada de pessoas ansiosas para ver tudo que tinha lá, documentários, oficinas, entre outros. Mas sinceramente, estava bem calmo demais, como se a festa fosse no centro, nos barzinhos. Só começou a aglomerar pessoas na praça mais tarde, assim mesmo com interesse de ver os showzinhos que deviam acontecer a noite, eu acho. Não sei como explciar, mas faltava não só interesse das pessoas, mas estava meio sem graça os acontecimentos por lá. Talvez seja pelo fato que eu nunca havia ido no FICA.

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.