GUERRA EM ALTO-MAR

Como resposta dos países do centro, notas de lamentação e pedido de apurações, como se a população mundial não soubesse que, no final, nada será feito contra o ato, alguma sanção, a exemplo do que se propõe ao Irã.

GLOBALIZAÇÃO - Algo impensado a uma dezena de anos, mas estamos em uma aldeia global, sob a qual todos vivemos de maneira cada vez mais próxima, o que torna todos os elementos constantes e de responsabilidade de todos, porque os reflexos na natureza deverá atingir os indivíduos, mesmo aqueles que não sabem do que se trata, efetivamente. A rigor, num lugar como este não se pode dizer que não sabe, e não é comigo. Desta forma, cabe questionar dois assuntos em voga. Um ocorrido recentemente, o caso do ataque inescrupuloso de Israel a uma embarcação de ajuda humanitária na faixa de gaza; e o outro o vazamento de petróleo em águas americanas. Ambos de uma irresponsabilidade que afeta a vizinhança e diz respeito a injustiça social.

A propaganda negativa que formou em torno de Israel que usa seu poderio bélico, com tecnologia dos Estados Unidos, para atacar a palestina e distanciar países da região, não dá trégua. Diante do excesso de imagem e discurso de guerra proferido pelo país, formou-se uma grande muralha em torno da nação de Shimon Peres, que a separa do mundo civilizado. A guerra que se arrasta tornou insuportável diante do território global dito civilizado. Apesar das várias tentativas, permanece o caos na região, que tem a ingerência dos Estados Unidos, os quais necessitam da força israelense para evitar a perda de controle da região petrolífera.

Nesta semana, mais um ato irresponsável que provocou a morte de nove pessoas que tentavam passar pela faixa de gaza em águas internacionais e levar suprimentos aos palestinos. Como resposta dos países do centro, notas de lamentação e pedido de apurações, como se a população mundial não soubesse que, no final, nada será feito contra o ato, alguma sanção, a exemplo do que se propõe ao Irã, a qual deverá ocorrer, trata-se de uma nação do eixo do mal. A rigor, é visível que o planeta tem donos, assim como quem vive nele.

Outro assunto pertinente é o vazamento de petróleo em águas estadunidense, devido à explosão de equipamento de retirada de petróleo em águas profundas. Por dias o mineral jorra pelo mar sem solução, comprometendo a vida animal na impensada área afetada. Estranho é que não há mobilização social para cobrar soluções imediatas, afinal, embora sejam terras territoriais dos Estados Unidos, o mar banha uma dezena de países pelo planeta, portanto, serve a humanidade. Qual seria a reação dos países centrais caso a Petrobrás, em terras brasileiras não conseguisse estancar, por alguns dias, o petróleo em alto mar?

Contudo isso, embora a reação seja lenta, algo vem mudando no pensamento da sociedade moderna, que pode ficar passiva, mas impossível de se mostrar desinformada.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.