CONSTRASTES DE MINAS


Depois de dizer não a seu partido, de sair à vice na chapa de José Serra, a missão de Aécio Neves é se eleger Senador da República, lugar que deverá lhe dar visibilidade o suficiente para se projetar as próximas eleições ao palácio do planalto.

POLÍTICA - A corrida eleitoral em Minas Gerais representa a busca do ex-governador Aécio Neves pela manutenção da hegemonia política no Estado. Formalmente o PSDB lançou o vice e atual governador ao governo estadual, Antônio Anastasia, e o ex-presidente de República, responsável pelo lançamento do plano Real, Itamar Franco (PPS). Pelo lado mineiro, imagens que demonstra as estratégias do economista e neto de Tancredo Neves de eleger um nome pouco conhecido, o qual possa manter-se participativo nas decisões políticas no palácio da Liberdade. Contudo, o ex-jornalista da Rede Globo e ex-ministros das comunicações, Hélio Costa (PMDB), aparece em vantagem nas pesquisas eleitorais, apoiado pelo PT, de Lula.

Depois de dizer não ao seu partido, de sair à vice na chapa de José Serra, a missão de Aécio Neves é se eleger Senador da República, lugar que deverá lhe dar visibilidade o suficiente para se projetar as próximas eleições ao palácio do planalto. De fato, uma atitude conservadora, mas uma possível derrota a presidência ficaria no limbo durante quatro anos, na possibilidade de seu companheiro de chapa não conseguisse alavancar sua campanha ao planalto.

Itamar Franco seria o outro nome para a segunda vaga mineira ao Senado, o que completaria o quadro de apoio ao ex-governador na busca pelos seus objetivos. Entretanto, não se deve considerar que Neves terá facilidade para eleger o seu sucessor, pois, Anastasia tem pouco carisma e é uma figura ainda desconhecida em Minas, portanto, não obteve ainda não se saiu bem nas pesquisas eleitoral até agora. Contudo, ele próprio tem sua campanha garantida ao senado, pois deixou o governo mineiro com grande apoio popular, o nome que restou da velha política do Estado, de um tempo glorioso, rivalizando com os paulistas, no chamado governo café com leite.

Ao fundo da imagem, entretanto, pode-se ver a imagem do atual prefeito do PP de Uberlândia, Odelmo Leão Carneiro, que representa o conservadorismo agrário da política do triângulo mineiro e com larga experiência em Brasília. O que demonstra a imponderável dificuldade de renovação eleitoral regional, ao lado do ex-governador.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.