Políticos em movimento

Em Goiás aparece mais um candidato. Ronaldo Caiado (DEM) se lança para a disputa das eleições para o governo estadual, realizadas no ano que vem.



Política - As eleições de 2010 surpreendem pela disputa acirrada que começa com quase dois anos de antecedência, envolvendo líderes regionais e os grandes partidos políticos. Para a presidência a disputa mexeu com os diferentes grupos partidários, com envolvimento de lideranças econômicas, caciques políticos e ministério público. Em Goiás aparece mais um candidato. Ronaldo Caiado (DEM) se lança para a disputa das eleições para o governo estadual, realizadas no ano que vem. Por trás das candidaturas há sempre uma jogada que envolve estratégias diversas para atingir os adversários e objetivos propostos.

Conforme o Jornal Diário da Manhã (3) o Caiado se apresenta para ser mais uma via para as eleições que tem nomes certos para a disputa: o tucano Marconi Perillo e o peemedebista Íris Rezende. Ainda é dúvida, mas não está fora do páreo, Henrique Meirelles, sem partido, atual presidente do Banco Central. Deputado da bancada ruralista na Câmara, o pretenso candidato, inclusive, conhece o terreno, afinal foi postulante pelo PSD a cadeira de Presidente da República em 1989, oportunidade em que o emblemático Fernando Collor de Melo saiu vitorioso na disputa com Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, o líder do DEM postulou o cargo de governador em 1994, eleição vencida por Maguito Vilela (PMDB).

Com caiado na disputa, a base partidária idealiza por Marconi Perillo ficaria fragilizada, tendo apoio, entre os grandes partidos, do PP de Alcides Rodrigues, que mesmo seja aliado do tucano deve favores ao governo federal, que ao longo dos últimos anos privilegia o governo do pepista e libera grande quantidade de recursos para o estado. Portanto, não estará plenamente à vontade para uma campanha acirrada na oposição. Por outro lado, a atitude dos caiadistas pode aumentar o preço do apoio do DEM aos tucanos em Goiás. Evidentemente, com valores que vai de cargo num possível do PSDB, além de recursos para os candidatos do partido.

No final, trata-se, mais uma vez, de apenas mais uma jogada política, que ao longo do tempo ficará mais claro os objetivo verdadeiros, o que ainda não é possível. Como análise, na atual conjuntura Ronaldo Caiado somente usa de sua estrutura política para fazer especulações. Se pegar será mesmo mais uma via na campanha de 2010, se não tiver apoio popular terá vendido mais caro o seu apoio partidário, além e participar efetivamente do debate político. A rigor, um político não pode ficar fora da mídia.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.