Resposta - DONOS DA CIDADE

Publicado aqui no dia 4 de março - uma quarta-feira - o texto "donos da cidade" mereceu da estudante de Comunicação Social Laila Milhomem a seguinte consideração, a qual publicamos na íntegra nesta página. O objetivo é ampliar o debate.

"Qualquer pessoa que já tenha viajado para outras capitais de Estado constata: temos em Goiás os piores motoristas do país, inclusive somos assim tachados em todo território nacional.
Embora muitos tentem argumentar que o trânsito está caótico em função do excesso de veículos nas ruas, eu atribuo nossas péssimas condições de trânsito aos péssimos motoristas que somos. Em Goiânia muitos reclamam que existem muitos locais de trânsito engarrafado, porém ninguém pensa em deixar o carro em casa...porque é necessidade imperiosa em nosso cotidiano moderno.
Não conheço local em Goiânia onde se fique absolutamente parado em engarrafamento por mais de cinco minutos, a menos que tenha havido no local algum problema como os comuns acidentes em via urbana, causados por nós mesmos, péssimos motoristas.
Se deixássemos de ser bairristas, procuraríamos ver que engarrafado é o trânsito em SP, RJ e BH. Aqui há muitos carros, o trânsito é lento, mas flui. E só não flui melhor porque temos uma construção de vias de concepção igualmente bairrista, onde há excesso de permissão de conversões à esquerda e muitos, muitos cruzamentos. Nas cidades mais modernas, há que se andar um pouco mais e fazer o retorno, contornando a quadra. Só não flui melhor ainda pelo excesso de motoristas donos das vias, sem noções mínimas de prudência, perícia, e ainda de cidadania, respeito, ética e demais valores humanos.
Em suma, o problema do trânsito não são os carros, nossos objetos, e nem a pouca fiscalização, mas nossa própria ignorância. E que permaneçam os veículos mas sejam banidos de vez os maus condutores."

5 de Março de 2009 08:26

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.