Governo e ética

Desta forma, em meio a denúncias obscuras, um estado com pouco avanço na resolução de seus eternos problemas político e econômico, as chances de uma terceira via aparecer e ganhar o apoio popular se tornam cada vez maiores.


Política - Realmente falta transparência na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás. Toda vez que se propõe fiscalizar, o que seria o papel da instituição, esbarra nas determinações do governo e conivência dos deputados. Isto significa dizer que o executivo tem a prerrogativa de suas ações sem o olhar atento deste poder, cujos membros foram eleitos para exercer a função que deveria ser a de representar a democracia e os interesses da sociedade. Não é exatamente o que vem ocorrendo, afinal foram várias denúncias encerradas estrategicamente, sem muito debate, entre elas os gastos com a educação e a dívida da Celg. Esta última uma negativa de CPI fílmica, porque os discursos pareceram uma a torre de babel, onde se fala de tudo e não nada – pelo menos convincente.

Por outro lado, o próprio governador deixa de usar de sua força política para enfrentar os grandes problemas do estado, evidentemente comuns, para se dedicar a apagar incêndios que iniciam a cada semana, o que ocorre desde o início deste governo. O melhor seria que as dúvidas sobre os gastos com o dinheiro público não existissem, mas como não é esta a realidade, cabe ao governador usar da transparência para dizer aos eleitores o que de fato ocorreu. Esconder não é uma boa saída nem para os políticos de plantão e menos ainda para a sociedade que sabe das conseqüências da crise econômica global com reflexos locais.

O que se apresenta, em resumo, são: um legislativo que faz gastos desproporcionais sem, no entanto, exercer a sua função de legislar e fiscalizar e um governo que repete as fórmulas falsas de um discurso que encobre os erros políticos, por isso, frágil aos olhos da opinião pública. Desta forma, em meio a denúncias obscuras, um estado com pouco avanço na resolução de seus eternos problemas político e econômico, as chances de uma terceira via aparecer e ganhar o apoio popular se tornam cada vez maiores.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.