Pesquisa mostra Dilma com vantagem na corrida eleitoral

ELEIÇÃO - Em pequisa eleitoral do Instituto Vox Populi Dilma Rousseff aparece pela primeira vez em primeiro lugar na corrida à presidência da república. A petista teria 38% e José Serra 35%, sendo que Marina Silva pontua em terceiro lugar com 8%, agora sem a presença de Ciro Gomes. Como a margem de é erro é de 2,2 pontos percentuais há um empate técnico entre a Ex-ministra e o tucano.

Na pesquisa anterior, realizada em abril, Serra aparecia com 34%, portanto, obteve aumento de 1%, e Rousseff com 31%, consegue crescimento de 7%. A candidata do PV sai de 7% para 8%, sem angariar eleitores do então candidato do PSB, que deixa a corrida eleitoral em função de negociação de seu partido com o PT de Lula.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 13 de maio, sendo entrevistados dois mil eleitores.

Como a disputa não se restringe apenas aos candidatos, mas ela participam as diversas instituições sociais, nem mesmo os institutos se salvam pela imparcialidade, o que torna-se fundamental observação atenta dos críticos políticos, entretanto, não cabe a seleção de um instituto em detrimento de outro na divulgação do número, como vem ocorrendo em alguns meios de comunicação brasileiros. Pois, em breve outras empresas de pesquisa devem divulgar números que certamente são divergentes do instituto de Belo Horizonte. Seria no mínimo estranho um veículo noticioso dar a informação favorável a um candidato no rodapé do jornal ou nem publicar e em outro momento destacar pesquisa favorável aos tucanos. O agendamento pode ser tendencioso pelo que publica e até mesmo pelo que não divulga.

Importante lembrar que todas as empresas de pesquisas são obrigadas a registrar a pesquisa com sua metodologia no TSE.

LEIA MAIS:
Jornal o Estado de São Paulo - Pesquisa Vox Populi

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.