O desconhecido Peru

Ao leitor uma análise, qual país que conhecemos mais: Lima, no Peru, ou Washington, nos Estados Unidos, através dos meios de comunicação? Aliás, resta uma dúvida: a capital da Argentina não será Madrid?

AMÉRICA LATINA – Hoje(10) é dia de eleição no vizinho desconhecido, o Peru, país da América Latina, que vem crescendo economicamente com índices invejáveis em tempos de crises e guerras, de 7% ao ano. Apesar do vigor nas finanças, o presidente atual de direita Alan Garcia não lançou candidato, pois a população não está satisfeita com a distribuição da riqueza gerada, com exploração, sobretudo, de suas riquezas naturais – a colonização não está tão longe assim. Assim, as chances são da esquerda peruana, representada por Ollanta Humala.

O que mais chama a atenção na América Latina é exatamente a falta de cobertura dos acontecimentos, mesmos os mais importantes, pelas redes de notícias brasileiras e internacionais. No Brasil é comum assistir repórteres cobrindo fatos bizarros nos Estados Unidos e Europa e quase nada dos vizinhos, que passam por transformações sucessivas e movimentos permanentes. O que é ainda pior, jornais locais, como o Diario expreso, do Peru, reproduz literalmente as informações das grandes agências globais – o conhecimento vem de fora, da realidade distante.

Evidentemente, que outros veículos se comportam de maneira diferente, mas chama a atenção à busca das elites locais copiarem literalmente os eventos dos países hegemônicos. Neste sentido o Brasil também busca o seu quinhão de império, ao explorar as riquezas nacionais, como o petróleo, como se fosse sua obrigação por estar ao lado.

A riqueza pela riqueza de países da região criam duas condições claras: a dificuldade de formar um bloco capaz de fazer frente ao interesses globais e a insatisfação plena das comunidades locais contra os seus dirigentes que, mesmo com crescimento econômico, sentem colonizadas por estrangeiros, como é o caso dos peruanos.

Ao leitor uma análise, qual país que conhecemos mais: Lima, no Peru, ou Washington, nos Estados Unidos, através dos meios de comunicação? Aliás, resta uma dúvida: a capital da Argentina não será Madrid? A rigor, nem todos participam com igualdade nos espaços globais em tempos de comunicação virtual.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.