VALORESDA NOTÍCIA EM TEMPO POLÍTICO

As pesquisas são feitas nos bastidores, caso a denúncia não atinja as expectativas não será mais notícia. Afinal, quais são os valores para um fato virar política em período eleitoral? E depois dele?

JORNALISMO POLÍTICO - A ética no jornalismo é sempre uma discussão complicada e sensível no mundo do jornalismo, principalmente para os profissionais, que nem sempre concordam com as lógicas definidas pelos chefes/diretores. Sem dúvida, no Brasil, a campanha a presidência da República exige profundidade desta discussão, pois o tratamento indispensável aos dois lados do fato, neste instante, passa ao largo da proposta da boa imprensa. O valor que se dá para a notícia está numa relação econômica e partidária, muitas vezes sem se importar com a percepção da sociedade (sempre vista como massa ignorante). No final, atende partidários e ordem sistêmica em favor do direito à liberdade de expressão das empresas.

Uma das funções da imprensa é revelar temas que não são aparentes (acontecimentos que tentam se esconder em meio ao jogo de poder) e está contra os princípios sociais, ou seja, zelar pela formação de uma opinião pública crítica e participativa. No entanto, o que sobressai neste período são ranços de donos de empresas de comunicação que discursivamente revelam o que entendem de uma "boa sociedade", com atenção aos dividendos empresariais, o que substancialmente está ligado aos resultados políticos. Com este propósito vale tudo, salvaguardar os amigos e denunciar com destaque qualquer grupo que ameace a "ordem" planejada. Como exemplo o escândalo da Receita Federal, que explodiu nas capas dos jornais por semanas, logo depois das pesquisas que demonstram pouca capacidade de atingir determinado grupo político o assunto foi para lugares sem visibilidade, o rodapé do jornal.

Ora, o assunto é importante e precisa ser tratado com o devido respeito, afinal, o que ocorreu e quais as medidas serão tomadas? Entretanto, como não serve aos interesses partidários, não se deve perder tempo e dinheiro. Agora surge outro tema que será testado: a ministra próxima de Dilma Rousseff (PT) está usando o cargo para ganhos financeiros familiares. As pesquisas são feitas nos bastidores, caso a denúncia não atinja as expectativas não será mais notícia. Afinal, quais são os valores para um fato virar política em período eleitoral? E depois dele?

Neste sentido, sem dúvida, perde o jornalismo e os profissionais da imprensa. Os donos de empresas de comunicação, como não vivem somente de jornal, tem outros investimentos de capital, certamente, farão outras aplicações, talvez até nas rentáveis ações da Petrobrás, para aproveitar a exploração do pré-sal brasileiro e seus dividendos. Daí a necessidade da valorização da formação em jornalismo e a obrigatoriedade do diploma, na busca de haver seriedade e ética num espaço importante e sensível para a sociedade moderna.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.