No mundo moderno, o consenso não se apresenta como certo, a comunicação se espalha rapidamente e análises se cruzam fora do campo das mídias.

O que se pode entender do episódio é que a sociedade, apesar de aceitar o consumismo desenfreado, uma atitude de massa, não passa de construção de um imaginário equivocado. O dia a dia dos brasileiros revela a dureza de uma sociedade temerosa com a sua espoliação que já se arrasta por séculos, talvez desde o descobrimento do país, além de uma injustiça do mercado financeiro, severamente nos anos atuais, contra os descapitalizados que beira, que excede o que um ser humano possa suportar. Um mundo de coisas que está muito distante da possibilidade de um simples trabalhador com baixa remuneração e dificuldade de ter acesso ao básico indispensável como saúde, moradia, educação e lazer. Neste momento o Estado mínimo não resolve o sofrimento, mas ao contrário os vulneráveis se tornam mais excluídos.
A importância dos meios de comunicação é irrefutável, mas nem sempre a lógica estabelecida entre quatro paredes de uma redação é aceita pelo leitor/telespectador/ouvinte, em essência, cada vez mais resultante de simples visão do negócio em que o produto é a audiência, neste caso o eleitor. No final, a tarefa de casa prevaleceu sobre o desejo das idéias construídas e que se pretende de consenso. No mundo moderno, o consenso não se apresenta como certo, a comunicação se espalha rapidamente e as análises se cruzam fora do campo das mídias.
A rigor, as pesquisa publicada pelo Datafolha da empresa Folha da Manhã, cujo carro chefe é a Folha de S. Paulo trouxe pesquisa que aferiram os dias 8 e 9 deste mês, ou seja, quarta e quinta-feira, período em que a população deveria estar bem informada sobre o caso Receita Federal e filha de Serra. No entanto, os números não detectaram mudanças no cenário, a não ser a queda de um ponto do candidato tucano e crescimento de um ponto para Marina Silva (PV), Dilma Rousseff (PT) mantém a preferência do eleitorado, respectivamente 27%, 11% e 50%. Se nada mudar as eleições presidenciais terminam no ainda no primeiro turno. Todavia, novos escândalos podem surgir, afinal, ainda é tempo de guerra.
0 comentários:
Postar um comentário
Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.