Obama, presidente no Brasil

Depois, a definição de uma estrutura social não deve ser idealizada solitariamente, por uma presidente que herdou um legado com olhos somente para milhares de miseráveis pouco produtivos. A realidade moderna e sem saída é o mercado forte e vigoroso.

 










DISCURSOS - Em primeiro momento pode-se pensar que a formação de ídolos (mitos) seria coisa de mercado, no sentido de estimular o consumidor, paradoxalmente poderia se conjecturar, no entanto, que a vinda de Barack Obama ao Brasil teria o propósito de estimular com ênfase o discurso do empreendedorismo americano, tão caro as elites econômicas brasileiras – espécie de imagem espetáculo.

Uma maneira dar energia aos empresários brasileiros e ensinar aos políticos como se faz uma nação rica e de mercados fortes. Mas na verdade a proposta fui outra, trata-se de afirmar o discurso disseminado em fluxos comunicativos voltados para a sociedade brasileira, no seu todo. Em essência formar a opinião do público, afinal o desejo de ruptura parece vibrante demais.

Os jornais das televisões brasileiras em algum momento fizeram um misto de Brasil e Estados Unidos, chegando a uma confusão em que país fazemos parte, diante da tela, pois o presidente estadunidense esteve nos focos das câmaras por muito mais tempo que os representantes nacionais, inclusive com muitas ícones representativos da terra de Tio Sam. Um excesso de imagem do líder da primeira potência mundial – embora em crise econômica.

As falas de Obama sempre evidentes, com olhar diretamente para as câmaras, prontas para suas palavras, enquanto que a presidente Dilma Rousseff geralmente tinha suas afirmações na voz dos repórteres, no caso do jornal Nacional da Rede Globo. Sobre a liberação para os ataques à Líbia se transformou em ponto máximo. O que pensa os representantes nacionais não se levou em conta, de fato.

A sensação equivocada era que ao país tupiniquim havia chegado alguém de extrema importância para mudar a vida de milhares de brasileiros, o qual deveria ser tratado com muita cortesia. Não que a educação e a diplomacia não sejam fundamentais, mas os excessos são vistos com pesar, pois demonstra submissão que retroage um tempo que não faz parte do imaginário da sociedade atual – ou não deveria, como fez questão de afirmar Rousseff em seu texto pouco improvisado. A presença caricatural dos ex-presidentes selou a retórica da importância do convidado.

Na realidade seria importante destacar que a boa imagem e retórica do Obama não representam de fato resultados práticos, no que se refere às mudanças estruturais globais, quando se trata de líder de uma nação que se esqueceu de suas origens e se percebe na plenitude de organizador do sistema global. Sobra prepotência e falta credibilidade para os compromissos com países que por longos anos foram vistos como dependentes das tecnologias e economias externas. Além do mais o presidente possui imagem que não afirma as intenções dos falcões, na base das definições estruturais dos Estados Unidos.

Muitas vezes pode se deduzir que são palavras ao vento. Exemplo disso está a prisão de Guatánamo, em Cuba. A palavra de ordem de presidente recém-eleito seria o seu fechamento rapidamente, no entanto, recentemente definiu-se que manterá o suplício dos presos no lugar por tempo indefinido. Um presidente eleito que explicitamente afirmou o início ao fim das guerras contra países periféricos, e como se vê os enfrentamentos bélicos somente fazem aumentar.

Quanto ao mito, os “empreendedores” dos mercados financeiros dependem da imagem do importante representante da potência estrangeira, no sentido de afirmar um discurso para o consumo das massas, da importância de se aproximar dos Estados Unidos, um representante liberal que deve ser seguido sem rupturas.

Afinal é no liberalismo individualista que é possível pensar a democracia e igualdade brasileira e mundial. Depois, a definição de uma estrutura social não deve ser idealizada solitariamente, por uma presidente que herdou um legado com olhos somente para milhares de miseráveis pouco produtivos. A realidade moderna e sem saída é o mercado forte e vigoroso. A rigor, num mundo globalizado é preciso de ordem para o progresso. Que venha a guerra bélica e dos discursos.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.