Política e tecnologia


Uma ressalva, a defesa daqueles que encontram numa condição de privilégio é natural, mas os representantes políticos que dizem desconhecer a história e seus discursos estão disfarçados, na condição de líder. Lamentável

Tecnologias da comunicação – Acompanhar o desenvolvimento social não é uma tarefa fácil, chegamos às vezes a imaginar que a sociedade, com todas as suas mazelas existe desde a sua origem, no instante que o primeiro homem descobriu sua razão de ser. Não é verdade, há um processo político, econômico e social que vai se desenrolando, no qual todos fazemos parte, seja enquanto memória ou como agentes. Perder de vistas o passado, e suas implicações, é reproduzir ideias que se tornaram verdades pela força de interesses que se materializaram hegemônicos.

Neste sentido vale entender as implicações das tecnologias que pertencem à sociedade e dela faz parte. A rigor, instrumentos que permitam o conhecimento podem significar liberdade, questionamentos e igualdade.



Se analisada a história, de maneira sistêmica, as tecnologias representaram momentos importantes para mudanças do comportamento dos indivíduos que segue cada vez mais urbano e produtivo, deixando de lado suas tradições e legado de vida em comunidade. A comunicação efetivamente passa a ser um lugar, ao mesmo tempo de domínio de mentes e corações, mas abre caminho para as trocas de mensagens entre pessoas distantes. Formam-se a memória local e global, que permite o contato com os registros de determinado momento, seja de crise ou negociações. Como resultado, as transformações religiosas, das relações de produção, de pensamento, comportamento, os quais valem analisar se em favor de toda a humanidade. Mas nem sempre.

De maneira crítica, permanecemos na estrutura de pessoas que pensam e outras que fazem, sem refletir, portanto submetidas ao domínio de um conhecer que se torna verdade. Podemos acrescentar que na realidade econômica do sistema atual há divisão está entre aqueles que produzem e outros poucos que usufruem, considerando as inúmeras possibilidades das invenções permanentes. No entanto, as tecnologias, ao longo, dos tempos vão conduzindo as relações sociais para lugares mais complexos. Ou seja, a interação permanente permite as trocas de mensagens que fazem emergir momentos históricos importantes, e percepção do homem de sua realidade.

Embora esta seja uma visão otimista, não se deve esquecer-se das lutas que ocorrem no campo social, em que há aqueles que interessam pela manutenção desta ordem. Entretanto, existem outros que acreditam que uma sociedade bem informada seja o caminho para a democracia, com usos de novas técnicas – talvez este seja o momento propício para o fluxo de conhecimento, na imaterialidade virtual. Não entender estas relações é defender o raciocínio de indivíduos que apostam da incapacidade da maioria. As transformações existem e para cada passo surgem possibilidades e resistências de ambos os lados. Portanto, os instrumentos da comunicação podem ser uma saída para desconstruir verdades para uma nova ordem de pensamento e de sobrevivência.

Neste sentido, uma ressalva, a defesa daqueles que encontram numa condição de privilégio é natural, mas os representantes políticos que diz desconhecer a história e seus discursos estão disfarçados, na condição de líder. Lamentável. Deve-se abrir ao diálogo, reconhecer o papel que assumem. Há outros caminhos, menos alienantes, ou não.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.