Intervenção na UEG

Educação – Não há dúvida a importância da Universidade Estadual de Goiás (UEG) para o desenvolvimento do estado, capaz de formar uma comunidade para enfrentar seus problemas, seja econômico, social e permitir mais qualidade de vida. A medida do governo estadual, em anos anteriores, em fortalecer a instituição foi acertada e vista pela população com otimismo, numa proposta de reunir faculdades isoladas para, em conjunto, cacifar-se para a pesquisa e melhoria na graduação. Mas a mão de ferro dos governos torna-a apenas mais um espaço burocrático estadual.

Notoriamente que a eleição sucessiva da reitoria enfraquece a igualdade e liberdade dos professores e alunos, pois como o número de contratados é maior do que os efetivos, o processo não ocorre de maneira a zelar tão somente pela instituição. A rigor, uma universidade deve ter o maior peso das decisões no grupo pensante, aquele que está na base educacional. Fora disso a UEG torna-se um órgão público, mais um.

Talvez seja mesmo a hora de definir os rumos a serem seguidos, mas com orientação acadêmica, sem desprezar as prerrogativas políticas que fazem parte do campo de pesquisa, mas de  maneira que haja diálogo e não imposições. Não há dúvida que a conta, no final, é paga pela população que pode ter benefícios e muitos, ou prejuízos, com dinheiro sendo gasto equivocamente. Não há outros caminhos.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.