Mais um 11 de setembro

Um dos fatores que trazem complicações para o momento atual da política em particular, que sustenta a ordem econômica, são a potencialidade das informações que percorrem o mundo com menos limites que nos séculos passados
Estados Unidos relembram os atentados que transformaram o mundo em apenas um dia (REUTERS/Brad Rickerby ) »Imagem Correio Braziliense
ACONTECIMENTOS – Numa análise é difícil entender as razões de tantas imagens sobre o 11 de setembro, nesta época do ano, quando as torres gêmeas, o símbolo do capitalismo dos Estados Unidos, foram “bombardeadas”, tendo como arma aviões convencionais de transporte. Mas é possível imaginar que o sistema econômico e político estejam ameaçados por forças “terroristas” – portanto, capaz de gerar terror intensamente, que desestabiliza – , causadoras do caos no mundo moderno.

A rigor, compreende-se que a nação atingida representa a ordem global para um mundo civilizado, democrático, com igualdade de oportunidade aos indivíduos da sociedade complexa.

Vários especiais no rádio, nos jornais e na televisão durante a semana, chamam a atenção para os conflitos que percorrem o mundo neste momento, descortinando para os motivos de atentados que instabiliza o mundo, eternamente em tensão. Deixa claros os erros cometidos pelo governo George Bush ao entrar numa guerra como imperialista, colocando em questionamento a condição financeira do seu país para enfrentar anos de gastos enormes.

Ao mesmo tempo em que advertências para a manutenção de um regime econômico é possível ver na mídia as diferenças sociais, que atingem a sociedade global, havendo em muitos lugares comunidades sem perspectivas, literalmente vivendo de um caos que se eterniza.

A ordem global certamente não passa simplesmente pelo econômico, pois o mundo vive das lógicas sociais que dizem respeito à cultura, religião, costumes. Mas se a base das práticas sociais passa pelos movimentos financeiros, a concentração de rendas poderá levar a queda de impérios – hoje mais lentamente que antes – apesar da força de comunicação do poder institucional.

Um dos fatores que trazem complicações para o momento atual da política em particular, que sustenta a ordem econômica, são a potencialidade das informações que percorrem o mundo com menos limites que nos séculos passados.

Assim, importante observar com atenção o que não é dito, mais do que está explícito nos tradicionais meios de comunicação, importantes para a existência da modernidade

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.