Problemas Goiânia II, meio ambiente

Um absurdo a quantidade de loteamentos que vão se expandindo para todos os lados, enquanto na região, entre parte periférica e central, torna-se totalmente desabitada

 









URBANIDADE – Terrível o descaso com o meio ambiente na cidade que foi projetada para ser auto-sustentável, conforme planejamento inicial pensada por parte dos representantes públicos, da época, mas não respeitado, definitivamente. Há um poder sobrenatural das imobiliárias sobre as lideranças políticas municipais, e pelo que se percebe vem de longas datas.

A rigor, a cidade se espalha para lugares os mais distantes da região central, o que, de fato, pesa sobremaneira no orçamento da municipalidade e, evidentemente, no bolso dos contribuintes, que somos todos nós – a rigor, a lógica do contribuinte e consumidor e perda da consciência de cidadão politizado.

Um absurdo a quantidade de loteamentos que vão se expandindo para todos os lados, enquanto na região, entre parte periférica e central torna-se totalmente desabitada, com lotes vagos, que mais parecem fazendas, nas quais a criação de gado e cavalos forma a paisagem do lugar, contrabalançando ironicamente caos e natureza. As medidas publicizadas pela prefeitura não saem do papel e o problema torna-se sem solução e milenar.

Dentre em breve não haverá mais área verde nos limites do município de Goiânia, que vai sendo tomada pela estrutura, que assenta prédios gigantes, cujo projeto e construção sequer seguem as normas ambientais mínimas, como a não impermeabilização do solo.

As redes pluviais do município não suportam as águas e esgotos que jorram em céu de quando em quando nas ruas da cidade, com carros respingados e mal cheirosos que atormentam moradores e motoristas. Uma loucura que não se resolve sem a ordenação da especulação exagerada e desrespeitosa das grandes empresas imobiliárias.

Nesta linha de raciocínio, somente para exemplificar, são gritantes as obras de imóveis na região do setor Goiânia 2, com brocas que furaram e furam em meio à água que aflora do chão. A propaganda das empresas leva em consideram a paisagem natural, que em essência pertence à sociedade, para ganhar altos valores privados nas vendas dos acanhados apartamentos.

Diante do exposto, a dúvida, logo, é saber o quanto os empresários do setor investem nas campanhas eleitorais. Importante, desta maneira, entender o quanto nossos representantes tem respeito e responsabilidade com o público/eleitor.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.