A rede; indústrias para um mundo mais complexo

Portanto, estes são apenas os reflexos da organização de uma estrutura que começa a se desorganizar. Um ponto importante: o controle do social vai se tornando cada vez mais complexo. Ponto
 




Comunicação  – A atitude política tomada pelos países centrais, da Europa e os Estados Unidos, dão mostras claras dos novos tempos da Indústria da Cultura, que envolve entretenimento, informação e mensagens em tempo real. Na base da discussão está o fato da dificuldade dos Estados-nações em conseguir em dar fluxo ao seu material produzido, com eficiência econômica, em primeiro lugar, o que os tornam vulneráveis, com perdas de poder financeira das suas principais conglomerados de comunicação.

Por outro, a redução da força da difusão do saber social através de suas produções. Portanto, a relação entre o econômico e a comunicação está em sintonia com o poder e domínio. Sem novidades, portanto.

Notória a grande dificuldade de países conhecidos por sua força global investindo em sua organização política, no sentido de normatizar a internet, de maneira a preservar prioritariamente o econômico. Não se trata de interesse simplesmente de determinadas empresas, mas a estrutura de sociedades que dependem de suas indústrias de comunicação para difundir modelos de comportamentos. Pois, com o sistema capitalista atual sendo questionado, tornam-se necessárias atitudes rápidas de seus players.

A política que está em trâmite nestas nações gera conflitos com as indústrias modernas formadas especialmente por Google, Facebook, Microsoft, Twitter que embora americanas, veem oportunidades de negócios e faturamento minguados, com perdas de sua atração maior que é o sistema de acesso a programa, notícias, entretenimento e imagens comercializadas pelas tradicionais e seculares megaempresas. Não há dúvida, porém, que existem muitos “forasteiros” no meio desta negociação, quando sites “descolados” permitem download de materiais comercializados, mas gratuitamente.

Sociedade mais complexa

Na realidade, a internet constrói uma sociedade mais complexa, diante de informação ilimitada. Desde sua origem o direito autoral sofreu alterações em suas concepções, o que faz surgir uma nova forma de tratar os textos publicados e produções. Se continuar assim, haverá mudanças no cenário político e econômico internacional, com perdas sucessivas para populações cada vez mais conectadas.

A questão não termina por aqui, pois como exemplo, o Brasil tem apenas cerca de 40% de pessoas com acesso à rede. Agora imagine quando houver possibilidade para o mundo inteiro estar conectado?

Nesta nova sociedade da informação é preciso realmente, como sempre, pensar que a ordem social demanda poder e domínio de grupos sociais, os quais mesmo com modificação da sociedade não permitirão rupturas acentuadas neste quesito. Portanto, estes são apenas os reflexos da organização de uma estrutura que começa a se desorganizar. Um ponto importante: o controle do social vai se tornando cada vez mais complexo. Ponto.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.