O investimento em publicidade é fundamental em uma campanha, mas sozinha
não decide o voto, pois o carisma, com a capacidade de comunicação,
muitas vezes, feita diretamente com os grupos sociais, torna-se
fundamental
Análise políca – A política parece um território fácil de dominar, bastando para isso um partido forte, no poder, um discurso que se pareça inteligente e, evidentemente, muito recurso econômico e tudo está resolvido. Sem dúvida são pontos importantes a serem considerados, mas falta ainda avaliar a circunstancia social, o movimento das classes sociais e carisma, o que significa dizer competência para atrair pessoas para seus projetos. Neste sentido, condições financeiras se resolvem quando o postulante se apresenta com possibilidade de vitória.
A ideia de mito do passado, dos coronéis, pais dos pobres, de fato já ficou no tempo, com mudanças substanciais no campo político, quando milhares de pessoas passaram a ter liberdade de escolha e maior percepção da realidade que está submetida. Os meios de comunicação que serviram a regimes fechados, com ideologias que defendiam modelo social resistente, vão perdendo poder de definição de nomes que vencem eleições.
Como exemplo a últimas campanhas presidenciais, quando ficou evidente o apoio tucano dos grandes empresários da comunicação – com jornal defendo em seus editoriais José Serra (PSDB). No entanto, venceu Lula, posteriormente, Dilma, presidente que consegue hoje 59% de aprovação – Lula sai do governo com 85%. Com maior incidência das classes de menor poder aquisitivo nas questões políticas, portanto.
Desta forma, o investimento em publicidade é fundamental em uma campanha, mas sozinha não decide o voto, pois o carisma, com a capacidade de comunicação, muitas vezes, feita diretamente com os grupos sociais torna-se fundamental. A assessoria de comunicação, portanto, ganha terreno, com estratégia de aproximação com o eleitor e um discurso que seja de resolução dos problemas das novas classes sociais, “D” e principalmente “C”- como vem sendo discutido por intelectuais mundo afora-, isto também em Goiás.
Política local
Se Paulo Garcia (PT) e Marconi Perillo (PSDB) continuem em disputa pelo apoio da forte classe social de alto poder econômico podem estar na contramão da politica que se desenvolvem na ordem global e local, como se analisa – em disputa a prefeitura da capital, Goiânia.
Ainda cabe mais uma observação os tucanos sempre se posicionaram para o liberalismo econômico, talvez seja a razão pela qual o partido se fortalece em centros econômicos como São Paulo e tem perdas em outros estados de menor poder econômico. No entanto, os petistas, mesmo que não seja plenamente a realidade de grande número de partidários, existem em torno da classe trabalhadora.
Portanto, relacionado com as grandes lutas sociais. Os discursos políticos se relacionam com ideologias, e serão aceitos conforme circunstancias sociais.
Apesar das dificuldades de um terreno fechado e minado para o novo, ainda assim, novidades surgem. O que é bom.
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