Cidades da informação!

No final, a simples reprodução da mídia dos grandes centros econômicos, não atende os anseios daqueles que passam a conhecer o Brasil globalizado
Surpreende a dificuldade de acesso à informação em várias cidades do interior do Brasil. Mesmo sem uma pesquisa é possível perceber que a população, em determinadas comunidades, ficam a mercê da televisão metropolitana, com alguns programas regionais, e das emissoras de rádios locais, as quais reproduzem programas nacionais de sucesso, sem investimento em material próprio, na maioria das vezes. A internet é um artigo de luxo, cuja velocidade ainda não chegou ao primórdio da chamada banda larga, mas com preços aviltantes, se considerados salários praticados e serviço oferecidos. Uma realidade pouco vista, em um país urbano de grandes metrópoles globais.

O interesse financeiro das empresas de tecnologia, como TV a cabo, artigo de luxo, não serve ao propósito de atender sequer a elite local, pois a falta de informações das operadoras sobre seus produtos é impensada. O sistema de atendimento ao cliente está longe de um país que cuida do bem-estar da população – o qual testamos pessoalmente e nos decepcionamos.

O computador, embora atenda número pequeno de pessoas, se reduz a um equipamento sem necessidade, afinal é preciso conhecer os seus códigos, ainda confuso na sua interação social, para grande número de pessoas. A juventude desfruta do fluxo cibernético de informações, mas com paciência, sem condições de acessar produtos da chamada indústria cultural – imagine os alternativos! -, devido à impossibilidade de downloads eternos.

Para quem vive nas capitais ou cidades polos, talvez não se atente para a falta de assistência de serviço público nas pequenos e até médios municípios deste país. Na era da tecnologia, a ideia de milhares de pessoas em rede ainda é apenas um sonho, que levará décadas para se materializar. Como se tudo conspirasse para a manutenção de um mundo sem transformações interiores, mas de determinações de fora para dentro.

A cultura própria extrapola os muros locais, e se disseminam pelos contatos físicos, na maioria das vezes. Mesmo sem condições para afirmações pontuais é possível avaliar que a desigualdade ainda persistirá por mais tempo, se considerar a perspectiva da informação. No final, a simples reprodução da mídia dos grandes centros econômicos, não atende os anseios daqueles que passam a conhecer o Brasil globalizado. Talvez esta seja uma das explicações para a perda de moradores de municípios brasileiros, principalmente os jovens, obrigados a inserirem-se ao moderno. Pois é.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.