Queda na avaliação dos EUA



CRISE NOS ESTADOS UNIDOS – O assunto do dia é a redução da nota de avaliação de risco financeiro dos Estados Unidos, que seria a mais alta AAA e caiu para AA+, conforme definido pela agência Standard and Poor’s (S&P). No entanto há uma ressalva, estas famosas instituições, espécie de termômetro que marca a segurança de investimento em um país, observada pelos empresários, erraram em suas análises sobre a solidez de países que caíram no período da chamada bolha imobiliária, há cerca de quatro anos.

Na realidade grupos econômico se organizam para evitar rupturas no sistema econômico, com vista ao global. Neste sentido, os Estados Unidos cometeram erros que causam preocupação aos organizadores desta estrutura. Muito mais um alerta ao governo do país da América do Norte, dos caminhos que procura trilhar com altos investimentos do Estado, numa sociedade que deve se nortear pela valorização dos mercados.

As agências sinalizam para a necessidade de redução do tamanho do Estado e valorização do liberalismo econômico, o que exigirá redução de gastos nas ações sociais, implementados pelo país, que vive em meio a duas guerras e com poder bélico assentados em várias nações mundiais.

A disputa política dos Estados Unidos pode abalar a confiança que sempre existiu dos empresários com investimentos internacionais, tendo como referência a terra de Tio Sam.

Diante do impasse, surge a pergunta? Qual seria o país que faria o controle do capitalismo globalizado? Eis a dúvida da mídia e dos mercados, pois seria a China – que mistura capitalismo com comunismo – a liderar a ordem global? Para os analistas trata-se de um sistema não confiável. Portanto, a ação das agências de avaliação torna mais complicada uma situação, que no final pode ser ainda pior.

Possível, então, imaginar que o endividamento dos Estados Unidos merece mais cautela que o apresentado até agora pelos meios de comunicação. Então é esperar para saber.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.