VOTO E CONSCIÊNCIA

O que se espera dos novos representantes é ter competência para gerir a coisa pública, com zelo e justiça, com autoridade e nunca de maneira autoritária, excluindo o cidadão em benefício do homem de posses.

ELEIÇÕES - Finalmente, chegou o dia de o eleitor brasileiro comparecer às urnas e depositar o seu voto no representante que entender conveniente para si e para a sociedade. Em todos os textos tenho insistido na capacidade da comunidade fazer suas escolhas, com inteligência. Não há dúvida da intraquilidade vivida por homens e mulheres deste país, afinal, a abertura política é historicamente recente e conturbada por diversos interesses centralizados por famílias, que passam a definir autoritariamente os desígnios de milhões de pessoas. Contudo, votar significar participar de um processo que nem sempre se apresenta favorável a parte fragilizada no jogo de poder.

Efetivamente, as eleições não terminam neste domingo, pois em alguns estados ocorrerão segundo turno, como parece ser o caso de Goiás. Entretanto, mesmo que houvesse o término nesta data, a sociedade deve estar necessariamente politizada constantemente. De outra forma, a eleição seria apenas uma tarefa realizada de quatro em quatro anos. Nada mais equivocado.

O que se espera dos novos representantes é ter competência para gerir a coisa pública, com zelo e justiça, com autoridade e nunca de maneira autoritária, excluindo o cidadão em benefício do homem de posses. Ademais, os novos meios de comunicação permitem uma participação efetiva nas comunidades e no país. O crescimento econômico deve se iniciar de baixo para cima e não o contrário, pois, se assim fosse, o Brasil seria destaque desde sua descoberta. Um basta a uma nação de maioria pobre e desprovida de tudo e uma elite surfando na onda da riqueza globalizada.

Portanto, o voto deve ser consciente. Vamos lá.

> Números da corrida eleitoral em Goiás

Conforme pesquisa Ibope divulgdo pelo jornal O Popular hoje (2),  Marconi Perillo tem 40% das intenções de voto. Iris Rezende aparece com 35% e Vanderlan Cardoso 13%. A candidata Marta Jane, do PCB, tem 1%, e Washingon Fraga, do PSOL, não pontuou.


No que se refere aos votos válidos, Marconi tem 45% das intenções. Iris Rezende 39% e Vanderlan, 15%. Marta Jane aparece com 1% e Washington não pontuou.
 Indecisos, brancos e nulos somam 11%. A margem de erro da pesquisa é alto de três pontos percentuais para mais ou menos. A consulta foi realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.