PESQUISAS E PESQUISAS

Necessário considerar que faltam ainda alguns dias para a propaganda eleitoral e os números podem e devem mudar. Há possibilidade de definição ainda no primeiro turno, diante de uma disputa muito polarizada entre apenas dois candidatos.

ELEIÇÕES - A tão sonhada objetividade no jornalismo jamais foi possível, ainda bem, pois ninguém quer ler uma matéria, cujo texto se mostra insípido, não sai dos lugares comuns ou do apenas visível. Entretanto, ao observar diariamente a editorialização de alguns jornais se percebe que a falta de ética é lugar comum, para tristeza daqueles que buscam os meios de comunicação no sentido de se orientar diante do oceano de acontecimentos. As pesquisas eleitorais tanto para a presidência quanto para os estados não são, de fato, confiáveis, sendo que muitas não são publicadas, mesmo com registro no Tribunal Superior Eleitoral, pois a recomendação fica a gosto da linha política das empresas de notícias.

Neste sábado (24) eis a dúvida: como os eleitores se posicionam sobre os candidatos a presidência? Para o Vox Populi Dilma esta à frente com 41% dos votos, Serra 33% e Marina Silva 8%. Já no Datafolha há um empate técnico entre o tucano com 37%, a petista 36%. A senadora do partido verde aparece com 10% na intenção dos eleitores.

Embora sem muito destaque, o que repete nas pesquisas é a intenção de votos dos eleitores em Dilma Rousseff na chamada pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde em quem votar sem ver a lista de candidatos. No Vox Populi a Rousseff tem vantagem de 28%, Serra 21% e Marina Silva 5%. No Datafolha respectivamente os números são: 21%, 16% e 4%. Desta maneira, a petista leva vantagem com 7% no Vox Populi e 5% no Datafolha, indicando que a imagem Dilma aparece com mais freqüência no pensamento do eleitor brasileiro. Necessário considerar que faltam ainda alguns dias para a propaganda eleitoral e os números podem e devem mudar. Há possibilidade de definição ainda no primeiro turno, diante de uma disputa muito polarizada entre apenas dois candidatos.

Para quem acompanha a guerra dos institutos já percebeu que são empresas que se mostram mais próximas de cada candidato, sendo que Vox Populi de Belo Horizonte demonstra afinidade com a petista e o Datafolha, empresa ligada ao grupo Folha da Manhã que publica a Folha de S. Paulo, não esconde suas preferências políticas pela política tucana em seus editoriais, cotidianamente.

Seguindo uma tendência global, os grandes jornais, enquanto empresas que dependem do mercado para sobreviver, e sofre impacto nas oscilações financeiras, entram de corpo e alma na luta para a manutenção do modelo econômico vigente liberal. Não se preocupam muitas vezes com o interesse social, mesmo considerando a complexidade do sistema capitalista que arremete muitas pessoas à marginalidade em decorrência de não reunir condições para participar de uma economia permanentemente oscilante.

A rigor, a opinião pública faz parte do jogo que leva a resultados financeiros que diz respeito ao aumento de rendimentos também das mídias. Nesta linha de raciocínio, o consumidor deve levar vantagem sobre o cidadão pensante. Contudo, a comunicação também está mais complexa e permite a participação do publico neste processo que se mostrou ao longo da história linear emissor-receptor, bem definido, nesta ordem.

Leia mais
Jornal Estado de S. Paulo - Vox Populi
Folha Online - Datafolha

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