O SOM E O SOTAQUE

O verdadeiro jornalismo significa questionar assuntos de interesse da sociedade, e não estar condizente com o marketing político do candidato, que almeja a Presidência da República.

JORNALISMO - Na sociedade moderna é bem possível acreditar que um dia seremos todos iguais, falando do mesmo modo e com a mesma linguagem. Todos se transformarão, de fato, em massa sem distinção, pensando do mesmo modo, desejando as mesmas coisas e frequentando os mesmo lugares. Uma civilização inteira com pessoas idênticas, o que seria no mínimo muito estranho e inumano. Mas na atualidade, sobretudo, em países como o Brasil de grandes dimensões territoriais, isso na atualidade não é possível.

Desta forma torna-se redundante dizer que há sotaques em diferentes regiões do país, não somente no centro-oeste. Em essência, nos diversos estados brasileiros os desejos são diferentes, com pensamentos diferentes e, principalmente, realidades diferentes. Apesar do lugar comum, o candidato José Serra (PSDB) não conseguiu enxergar esta complexidade humana pré-histórica.

Na visita a Goiânia, nesta terça-feira (20), o ex-governador de São Paulo fez questão de frisar que o sotaque da Jornalista que o entrevistava seria um dos motivos para não conseguir entendê-la. A experiência do postulante a presidência não o ajudou neste momento de contato com pessoas de diferentes regiões brasileiras, longe da cultura paulista. Além do mais, determinadas frases mal colocadas podem servir, por outro lado, para admoestar o interlocutor, como que a dizer: "tome cuidado" e "não estou gostando de sua postura".

Desta maneira, o discurso em favor da apregoada liberdade de imprensa, tanto discutida pela por alguns jornais paulistas que nos seus editoriais defendem o candidato conterrâneo, parece não fazer sentido. Afinal, o verdadeiro jornalismo significa questionar assuntos de interesse da sociedade, e não condizente estar com o marketing político do candidato, que almeja a Presidência da República.

A jornalista cumpriu com ética a sua missão profissional, entretanto, o candidato como em outros momentos, não sobre distinguir identidade cultural, democracia e direito a informação. Para quem deseja ser o representante de uma nação inteira estas não são características aceitáveis.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.