Futebol do espetáculo

Em resumo, possivelmente no Brasil, especialmente, o espetáculo está ceifando a arte

FUTEBOL - A derrota da seleção brasileira de futebol masculino no último domingo rendeu muita tristeza nos brasileiros acostumados, com as grandes vitórias em campo. Mas é preciso avaliar que passamos por uma fase ruim no esporte nacional, por razões que podem ser percebidas claramente. Uma delas é o excesso de mercadologização do atleta, principalmente, que no final deixa de ser um personagem da arte do drible, da artimanha para se tornar um vendedor de objetos para o público, que passa a nutrir por ele certa empatia. Outro fator, o excesso de centralização das decisões em poucos empresários-políticos que representam um mundo bilionário. O jogador apenas um instrumento para resultados.

Um dia trabalhamos em coberturas de futebol, na segunda divisão do campeonato mineiro, em tempos idos, acompanhando equipes do interior por emissora da região. O ambiente futebolístico sempre foi de muita emoção tanto nas derrotas como nas vitórias. Importante, sobretudo, as disputas e as grandes jogadas. As quatros linhas eram o lugar de se viver intensamente o esporte, preparado com clima de disputas entre os amigos do próprio clube, com muita festividade e amizade.

No entanto,  o futebol se transformou em uma grande empresa, ligada a empreendedores mundiais, que no final tem resultados financeiros como qualquer multinacional. O produto deste negócio, nem sempre é o bilhete de entrega para os jogos, mas invariavelmente o jogador, o qual pertence não somente ao time, mas a empresários. Situação que se estende aos meios de comunicação, que tem interesse na contratação de atletas por determinadas equipes, vislumbrando audiência e patrocínios.

Como reflexo das disputas deste mercado, presenciamos a briga aberta entre as televisões para transmissão das partidas, considerável parte da arrecadação dos times-empresa que buscam remuneração nos investimentos e organização.

Diante deste quadro, quem mais perde é a arte, o talento do jogador, de fato, muitas vezes sem espaço neste mundo do espetáculo. Para tanto, torna-se indispensável que o atleta ao entrar em campo precise contar com aparato de profissionais, como por exemplo cabeleireiros, profissionais que cuidam do visual. Certamente não é o exemplo dos tempos idos de Tostão, Zico, Nelinho, e outros. Pelé, certamente conhece esta realidade do marketing, pois vive sobretudo do mito formado nos áureos tempos do futebol arte.

Em resumo, possivelmente no Brasil, especialmente, o espetáculo está ceifando a arte.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.