Política e as privatizações do estado

Um órgão repassador de serviços talvez não seja o ideal, o que torna o chefe do executivo submetido aos desígnios da própria lógica de mercado

GESTÃO PÚBLICA – A discussão em torno da terceirização dos serviços prestados pela administração pública à população tem razão de ser, pois nesta gestão há um projeto que redução do estado, seguindo a análise de que o setor privado tem mais eficiência para oferecer qualidade na gestão do espaço público. O governo Marconi Perillo (PSDB) simplesmente segue as linhas defendidas e executadas por um segmento duro dos tucanos, que reúnem em torno do partido lideres empresariais, muitas deles ligadas o mercado global.

O estranho na determinação de Goiás é que este tipo de ordem administrativa vem sendo questionada nas eleições, quando se percebe a opção da sociedade pelo modelo do estado que se impõe nas negociações econômicas, envolvendo interesse público e setor privado.

Nos escândalos políticos há sempre a participação de empresas que tentam burlar leis e regras de conduta pública, no sentido de obter satisfatórios resultados particulares, o que nos leva a pensar os resultados de um estado, o qual tem nas suas bases administração feita apenas pelo setor.

Um órgão repassador de serviços talvez não seja o ideal, o que torna o chefe do executivo submetido aos desígnios da própria lógica de mercado, sem condições de interferir em assuntos que dizem respeito diretamente ao público, razão de sua existência política. Em essência, o líder político é eleito com a prerrogativa de zelar pela gestão pública e não regulamentar o interesse tão somente empresariais.

Afinal, depois da década de 90 tornou-se consensual a importância dos estados na regulamentação da economia e os riscos que se correm quando serviços essenciais passam a mão do setor econômico. Um exemplo claro foi a bolha imobiliária que explodiu nos Estados Unidos, com reflexo no país que não se resolve.

Politicamente, um governo se destaca nacionalmente pela competência de proporcionar crescimento econômico, qualidade de vida e igualdade social– ações que pode servir de modelo para galgar uma presidência da república. Infelizmente, em Goiás, apesar de uma economia em desenvolvimento, há uma vergonhosa e acentuada diferença de renda, o sistema de saúde e de segurança mantém problemas graves a serem resolvidos – questões públicas.

Neste prisma, a política estadual se configura a partir dos grandes grupos empresariais que estariam no nível dos centros econômicos e uma população que se aproxima de estados nordestinos, muitos deles resolvendo suas questões locais e permitindo crescimento e melhoria de vida da sua população.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.