Comunicação e cultura brasileira

 Na verdade, são as mensagens que formam o Brasil dos Brasis, com diferenças, às vezes sutis, mas reais e importantes, ainda que em tempos de rápida comunicação para formar massas

COMUNIDADE - A realidade muitas vezes é mais importante do que o progresso imediato, pois, o avanço tecnológico que pressupõe amplitude de conhecimento pode não significar uma vida melhor, ou talvez pior. Numa viagem rápida por cidades, cuja população convivemos permite-nos destacar a singularidade cultural para a existência do ser. Lugares em que a comunicação se efetiva a partir das trocas diretas, em que amigos e vizinhos trocam informações permanentemente, construindo realidades que perduram, mesmo que diante das novas ferramentas tecnológicas que exercem influência, mas não plenamente.

Se a emissora de rádio não sabe do que ocorre na cidade, cabe aos moradores as informações rápidas, como foi o caso de Coromandel (27.555 habitantes), em Minas Gerais. Com as enchentes das últimas chuvas que atingiu o rio que abastece a cidade, devido a falta de estrutura da empresa de abastecimento, os moradores amargaram a falta de água por mais de 24 horas, um caos. A secretária da emissora FM, a de maior audiência da cidade reproduziu a fala da fonte oficial; e o jornalista da emissora AM confessou não ter informações sobre as causas e o restabelecimento do serviço - mas ambas com informações nacionais em seus boletins e programação. A rigor, o que depende dos órgãos oficiais pouco funcionam, como é o caso da recuperação da primeira igreja fundada no município (foto acima) que há anos está em reforma e a instituição religiosa não sabe dizer como está o andamento do trabalho.

Se a mídia define o envolvimento entre casais de jovens de forma mais que liberal, no interior mineiro, a realidade não é bem esta. Os adolescentes se dividem entre grupos culturais de maneira muito visível para os estrangeiros, pois os barzinhos dos "afortunados", e talvez mais liberais, são percebidos pela música e pelas vestimentas, o mesmo ocorre com os demais. No final, a separação é apenas uma forma de expressão que levam a todos a construir o lugar, havendo um consenso que não se concretiza de maneira singular.

A vinda de unidade da Universidade Federal de Uberlândia movimenta famílias do município de Monte Carmelo (45.799 habitantes) que espera o crescimento econômico com a chegada de milhares de jovens de cidades vizinhas e distantes. Das mais de 45 cerâmicas da cidade, conhecida como capital da telha, restam apenas cerca de 20, o que causa preocupação aos moradores, acostumados com o mundo que o cerca, e reflexo do distante. As mudanças não devem ser grandes, mas promissoras.

Na cidade de Araguari, no estado de Tancredo Neves, um fato inusitado salta aos olhos. A população esperou por anos a reforma do principal prédio cultural do município, a antiga Estação Ferroviária (foto abaixo), dos tempos áureos de riqueza de uma economia que fervilhou diante do avanço da ferrovia que ligava o litoral ao centro do país. No entanto, depois de anos de burocracia e obra feita, o prefeito rapidamente mandou asfaltar as pedras de calçamento que davam acesso ao monumento, quebrando a harmonia do lugar. Ruas lisas e macias para o encobrimento da história local. Se não bastasse o chefe do executivo seguinte aproveita para pavimentar as ruas onde há os históricos paralelepípedos, nas vias restantes do centro da cidade.

Mas o que chama mais a atenção das cidades circunvizinhas é a duplicação da BR-050 que liga Uberlândia (600.285 habitantes) à ponte sobre o Rio Paranaíba na divisa entre Minas e Goiás, com vistas à Brasília, e que não deve prosseguir a partir dali. Com a palavra a participação dos políticos goianos. Os cerca de 30 Km que ligam as duas cidades levam à morte constantemente grande números de pessoas, devido as suas curvas perigosas e sem acostamento. Sem dúvida, o mineiro sabe o que quer e mais ainda o que não quer. A cidade araguarina passa por falta de nomes capazes de agradar os mais de 120 mil habitantes.

Assim, como Coromandel e Monte Carmelo, a juventude comunicativa e descontraída de Araguari e demais cidades segue o seu padrão cultural que, se não for conhecido, pode resultar em solidão e abandono para aqueles que vem de outros lugares, mesmo que próximos. Na verdade, são as mensagens que formam o Brasil dos Brasis, com diferenças, às vezes sutis, mas reais e importantes, ainda que em tempos de rápida comunicação para formar massas.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.