A VOZ DA MAIORIA

Apesar dos interesses empresariais dos jornais brasileiros, formadores de opinião se multiplicaram e podem fazer-se entender através de suas idéias em diversas mídias.

POLÍTICA - Um fato importante nestas eleições que precisa ser destacado é a maior participação das pessoas na formação do pensamento sobre o momento eleitoral, com evidente reflexo na sociedade. Apesar da capacidade de difusão dos meios de comunicação social e formar opinião, emerge na atualidade uma ruptura de um processo tradicional entre quem fala e quem recebe informações. Desta maneira, apesar dos interesses empresariais dos jornais brasileiros, formadores de opinião se multiplicaram e podem fazer-se entender através de suas idéias em diversas mídias. Outro fato, que continua implícito é a voz da maioria da população que reverbera os seus interesses, independentemente do discurso único, globalizado.

Muitas vezes é possível pensar que as novas mídias criam uma grande dificuldade para se manter uma ordem hegemônica, diante de tantas vozes que dialogam na sociedade, com análises divergentes e fundamentais para uma possível democracia. O sistema capitalista precisa se reinventar diante das tecnologias, pois o debate pode levar ao descontrole e caos às normas vigentes e estabelecidas para um modelo perene. O uso destes recursos, estrategicamente, pode ser uma maneira de conhecer o que pensa o homem social para o controle do imaginário coletivo, porém impossível diante de tantas vozes.

Nestas eleições o espaço cultural se mostrou um lugar de comunicação que permite várias análises, mesmo considerando que não se trata de um fenômeno novo. As regiões mais pobres separam das prerrogativas de interesses de áreas mais ricas e elegem o seu modo de vida como o marco para definir representatividade. Desta forma, a região norte e nordeste aposta em um Estado forte, o qual sinaliza fazer justiça e ser público, enquanto, em outro extremo o sul vota num governo liberal, cuja administração permita o crescimento privado, o carro chefe para o desenvolvimento da nação. Minas Gerais, como sendo o intermediário deste processo, se divide entre municípios mais ao sul e Triângulo Mineiro liberal e a região norte se volta para a política de Estado (o que seria a base das dificuldades para Aécio fazer o seu sucessor no estado).

No final, considerando que há uma acumulação de capital em poucas mãos, que resulta em enfrentamentos numa sociedade com mais informação, e definidora das eleições. Discurso da maioria ganha espaço no tempo da notícia, o agora. Desta forma, a sinalização de uma vitória da recém laçada na política brasileira, Dilma Rousseff (PT), ainda no primeiro turno contra José Serra (PSDB), olhado nesta ótica, não deveria surpreender.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.