Política e democracia


Charge publicada pelo jornal Folha de S. Paulo - 25/2/2010

O que está em tela nem sempre retrata a realidade e o jogo de interesses, afinal, num sistema social complexo há disputas que não são conhecidas nas aparências.


POLÍTICA - Com os últimos escândalos a sensação popular é de que a política se tornou (se é que já foi um lugar sério, atestado por muitos) um espaço de corrupção e roubos contra os cofres públicos. Não é para menos o sentimento de falta de representatividade, diante das informações constantes dos diversos acontecimentos, envolvendo figuras históricas, principalmente nas Câmaras Legislativas, Congresso Nacional e Poder Executivo. Entretanto, cabe uma análise: como pensar uma sociedade democrática sem representação em nação capitalista?
Possivelmente, o descrédito dos eleitos resulte em decisões tomadas por aqueles que se apresentem com representativos, mesmo sem receber o voto da sociedade. No final, perpetuará a falta de democracia para uma sociedade com grandes injustiças e diferenças sociais, que se fazem eternas.

A defesa da política em tempos atuais torna-se uma missão difícil diante do cenário que se descortina, em meio a prática de corrupção, formação de caixa dois, dinheiro que viaja em lugares os mais exóticos possíveis. Contudo, a representação da sociedade se materializa através da representação por eleições, na qual a população pode fazer suas escolhas, e depois manifestas seu descontentamento e cobrança. Evidentemente, que em muitos momentos os eleitores se enganam pelo excesso de propaganda que, posteriormente, se mostra enganosa e serve aos propósitos de grupos que permanecem com as chaves dos cofres públicos.

Na política as artimanhas e estratégias para a vitória passa pelo eficiente uso de intelectuais e pessoas competentes para a construção de imagens, diante de uma mídia que está longe da isenção na difusão de conhecimento sobre os espaços sociais. Todavia, é possível dizer que há pessoas sérias e honestas ocupando cargos públicos, e que habilmente representam o interesse público. Não se deve imaginar que com a desmoralização da política, como ocorre na atualidade, teremos um Brasil melhor no futuro. O que está em tela nem sempre retrata a realidade e o jogo de interesses, afinal, num sistema social complexo há disputas que não são conhecidas nas aparências.

A rigor, o Estado continua tendo importância na condução de uma sociedade com potencialidade para a democracia, com sinônimo de igualdade e justiça. Todavia, há pedras no meio do caminho.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.