Somente democracia



A cada dia, a democracia propalada não passa de ficção
.





A democracia mundial, de fato, somente existe como forma de discurso daqueles que comandam a economia e política mundial, de maneira centralizada - leia-se Europa e Estados Unidos. A mídia em todo o mundo destaca hoje (22) a saída do governo de Roberto Micheletti (foto), de Honduras. Conforme o seu relato, a medida contribui para os trabalhos de Porfirio Lobo, recém-eleito para a presidência do país, que toma posse quarta-feira. A questão é inusitada, pois o atual presidente nem sequer foi eleito e deixa o cargo a seu bel prazer. Contestações pelo mundo não faltaram em favor de Manuel Zelaya ( o presidente eleito), mas pesou a força das potências mundiais interessadas em manter a ordem na região.

Considerando o que ocorre em várias partes do mundo é possível crer que a cada dia a democracia propalada não passa de ficção, sem qualquer contato com a realidade. Um mundo globalizado, com economia que viaja instantaneamente pelos quatro cantos, com uma população presa aos interesses de alguns nações responsáveis pela chamada ordem global.

A imprensa, de maneira direta, contribui para o discurso, pois reproduz claramente os interesses dos países centrais, em detrimento de uma sociedade que reclama os seus territórios e direitos políticos e humanos. As tecnologias da informação, que permitem a difusão de mensagens, ligando pessoas de diversas partes, parece não surtir o resultado esperado para que seja possível a percepção e ações na resolução de questões de injustiças repetitivas e eternas.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.