O Haiti não é aqui

Fotos extraidas de diferentes medios.
.


Pensar o todo, ou seja, a política global é uma forma de entender os problemas locais





POLÍTICA GLOBAL - Com a catástrofe que assola os haitianos, um dos países mais pobres do mundo, propagou-se na mídia a frase: "o Haiti é Aqui", o que não passa de frase de efeito, sem o menor sentido. Verdade que o Brasil tem milhares de problemas que precisam de solução, entretanto, não se deve pensar no próprio umbigo. A crise que afeta o país, que faz parte da ilha de São Domingos, não surgiu com a catástrofe natural (terremoto), mas faz parte da história da escravatura e busca pela liberdade, que afinal sucumbiu aos interesses econômicos das grandes potências.

A ajuda humanitária ao país é justa e necessária, entretanto, movimentos políticos no sentido de proporcionar a sonhada liberdade da nação já deveria ter sido iniciada há tempos, mas não o foi por razões óbvias, afinal, trata-se de uma nação já espoliada e pobre. Pensar o todo, ou seja, a política global é uma forma de entender os problemas locais e buscar a sonhada justiça social e, por conseqüência, individual.

Se os jornalistas e articulistas estão corretos seria justo até mesmo os cidadãos estadunidenses repetir a mesma frase, apesar de ser a maior potência mundial, afinal, o país vive numa grave crise economia, com incertezas sobre os resultados sobre a providência que exclui os pobres e idosos doentes. Além dos problemas que faz parte de todas as nações do mundo.

Agindo assim, não haverá civilidade, os interesses individuais se sobrepõem as lógicas sociais, e estamos todos em guerra permanentemente, valendo apenas dos interesses imediatos e particulares. Talvez seja isto que realmente ocorre, e a frase sintetiza bem o momento da dita sociedade pós-moderna.

1 comentários:

Ludimila Costa disse...

Grande Antônio! Sempre com palavras firmes e conscientes. Abraços! Ludimila (estou te seguindo no blog também)

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.