Mídia, política e poder

Imagem Wikipédia - Vista da cidade na perspectiva do Zoológico
Goiânia, assim como qualquer cidade brasileira não está solitária no universo, faz parte de um sistema global e visível. O turismo não é o único fator de interesse da sociedade moderna.

MÍDIA - Um fato que deveria gerar algum desconforto à sociedade goianiense, na verdade não mereceu nenhuma discussão a mais, somente análises muito rápidas, dos principais jornais locais, com falas de alguns intelectuais e o chefe do executivo municipal. Uma maneira linear de tratar um tema tão caro a muitas pessoas que vivem à margem da cidadania, que talvez devessem ser ouvidas ou conhecidas. O levantamento divulgado pela ONU de que Goiânia é uma das capitais que tem maior desigualdade de renda do mundo deveria gerar um debate que pudesse elucidar as razões que levam a esta conclusão. A princípio basta desconsiderar os números da pesquisa e está tudo resolvido. Ninguém se lembra e continua-se como antes, ou seja, o esquecimento é o melhor remédio para o que não se “pode” resolver.

Uma cidade que não consegue solucionar os seus problemas certamente não terá um futuro de desenvolvimento e prosperidade que chegue à maioria da população, neste caso mantendo apenas o status quo daqueles que possivelmente sejam de fato os responsáveis pela disfunção social, os quais evidentemente promovem mais fissuras no sistema, que deveria ser igual. O ciclo continua, os jornais continuarão repetindo as informações da violência, dos crimes, da insegurança e com belas fotos de miséria que insiste a fazer parte da cidade, que a quer invisível a todo custo.

A política que se preocupa com a cultura, o esporte, o bem-estar da população reproduz uma realidade inexistente, entretanto eivada de escândalos que persistem nas desavenças eleitorais, mas que se resolverá logo que há uma acomodação dos interesses. Assim vai vivendo com o que se quer mostrar e precisa ser visto por todos. Ocorre então, o distanciamento daquilo que na aparência denuncia a falta de responsabilidade das lideranças, que se acomodaram no poder econômico e político.

A mídia tem um papel importante neste cenário, a agenda diária das notícias talvez não esteja em conformidade com a informação que vai resultar numa sociedade do conhecimento sobre a sua própria realidade, o que impede o desenvolvimento econômico e social. Ao contrário dá-se a manutenção de um sistema que deve ter problema com tantas diferenças sociais. Goiânia, assim como qualquer cidade brasileira não está solitária no universo, faz parte de um sistema global e visível. O turismo não é o único fator de interesse da sociedade moderna.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.