Salário mais que mínimo

Economia - O aumento do salário mínimo que passa a valer R$465,00 a partir de fevereiro sempre gera debates. De um lado o trabalhador que não se conforma com uma diferença de renda tão grande no Brasil, e com razão. Para tanto basta lembrar o faturamento de alguns bancos brasileiros que chega a casa dos 6 bilhões de reais líquidos (lucros) ao ano, algo em torno de meio bilhão ao mês.

Por outro lado, os empresários sempre preocupados com a folha de pagamento que vai onerar o seu caixa. Entretanto, o aumento nem é tão satisfatório assim, cabe lembrar que são apenas R$50,00 a mais, talvez nem dê para ir a uma pizzaria com os amigos. A crise brasileira, sempre lembrada neste momento como argumento, não serve como referência, pois o brasileiro-trabalhador vem pagando a conta da gastança deste país desde a sua descoberta.

Na realidade, a distribuição de renda no Brasil deve ser pensada com seriedade, afinal, não é possível uma nação em que uma minoria, iluminada, tenha milhões, enquanto que o restante, ignorante, padeça na miséria. O salário mínimo, nesta conjuntura, está para lá de mínimo, embora tenha melhorado substancialmente nos últimos anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.