Wikileaks

A rigor, a rede de comunicação virtual potencialmente revela realidades que não seria possível se houvesse poucos comunicando para muitos, mas há uma mudança substancial neste sentido.

Virtual - Democracia na comunicação resulta em termos vagos numa sociedade, cuja política é tornar-se público aquilo que mantém a ordem social, sem permitir nenhuma alteração nas regras e comportamento das massas. Seria assim, a informação deve estar no limite da ruptura do modelo vigente, o qual não deve sofrer qualquer abalo, sob pena de uma transformação que levaria o caos. Então, o guardiães da ordem veem nas notícias um risco à soberania das nações, as quais dizem respeito à liberdade do cidadão de escolhas pré-definidas, num quadro estabelecido. Sintomático, portanto, o caso do site Wikileaks.

Um australiano de 39 anos, Julian Assange, decidiu construir um site, cujo objetivo é vazar informações sigilosas de empresas e governos, desde o seu surgimento a política de governos dos Estados Unidos não tiveram sossego, com fatos que revelam o mundo obscuro de sua diplomacia e as próprias regras para o comando da ordem mundial. Num primeiro momento, documentos revelaram o procedimento que orientou a guerra no Afeganistão, atingindo a estrutura política externa estadunidense. Recentemente, mais 250 o vazamento diz respeito às conversas reveladoras entre a diplomacia americana nos encontros secretos realizados pelo alto escalão da nação americana.

No final, como a rede de internet foi construída como ferramenta de guerra, para evitar bloqueios nos fluxos de informações, sem condições de obstrução, não restou outra alternativa aos governos, principalmente dos Estados Unidos cassarem (ou seria caçarem) o dono do blog para que cesse a divulgação de materiais que depõem contra a imagem da política externa estadunidense e empresas internacionais.

Como reflexo da crise gerada na ordem hegemônica global, a Amazon, que hospedava o site, impediu que Assage continuasse a usar os seus serviços para divulgar o conteúdo constrangedor. Então, o australiano migrou o endereço virtual para a França e Suécia, entretanto, o governo parisiense já sinalizou não querer o blogueiro por lá. Se não bastasse na Suécia Assange é procurado por crime sexual, estupro e coerção ilegal.

Como na política muito pouco vem a público, pois, como disse um ministro brasileiro “o que é bom a gente mostra e o que ruim a gente esconde”, é difícil entender os procedimentos das altas esferas dos parlamentos, e saber o que motiva o blogueiro em sua busca de denuncia, que deveriam ser mantidas em segredo. Além do mais se na vida privada tem alguma relação partidária ou ilícita. O fato é que os documentos se mostram escandalosos e os governos dos Estados Unidos, em sua parte, não conseguem desmenti-los.

A rigor, a rede de comunicação virtual potencialmente revela realidades que não seria possível se houvesse poucos comunicando para muitos, mas há uma mudança substancial neste sentido. Na atualidade muitos conversam com muitos e as sombras podem ser iluminadas no subterrâneo. Portanto, necessário se preparar para os novos tempos de comunicação.

Leia mais

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.