Um estado sem oposição

Na Assembléia Legislativa as trocas de gentilezas são visíveis, pois a união entre PSDB e PMDB, neste momento, chama a atenção para se decidir à presidência.

Assembléia - Afinal, onde está a oposição em Goiás? Se analisadas as matérias dos jornais e campanhas eleitorais recentes, não é possível visualizar quem assume o papel de oposição, mas se destaca todos na mesma linha de situação no estado, pois, nas últimas eleições as "conversas" partidárias se mostraram intensas ao ponto de deputados fazerem discursos favoráveis à legenda adversária. Ou mesmo apoios silenciosos, quando não se quer manifestar, de maneira que nos bastidores seu voto fica evidente para os eleitores favorável à oposição. No final, o que transparece é um jogo de compadres, em que os interesses da comunidade fica em segundo plano, ou nem isso.

Na Assembléia Legislativa as trocas de gentilezas são visíveis, pois a união entre PSDB e PMDB, neste momento, chama a atenção para se decidir à presidência. Sai um tucano e entra outro, sem nenhum disputa ou posicionamento de forças políticas contrárias, que mostre alternativa ao poder, mas se estabelece a centralização em grupo em que o poder troca de mão entre amigos, o comando da casa legislativa. A pergunta que surge é: Goiás constrói a política com base nos mitos, ou seja, o que importa é o nome que se mostra para a sociedade e assume liderança do estado, sem nenhuma filosofia ou idéias que se opõem? Se assim for fica demonstrada uma realidade dolorosa para um estado que se desenvolve a margem da evolução partidária e das idéias.

A disputa entre Íris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB) deverá ter capítulo finalizado a partir destas eleições. Portanto, a partir de agora nem mesmo a bipolaridade vai existir, pelo menos não há até este momento a apresentação de ninguém que assumisse a responsabilidade de abrir debate responsável sobre assuntos sociais importantes. Em essência, a oposição tem papel importante na administração de um governo que se quer sério e tem como objetivo de antecipar soluções para problemas sociais. Mito e autoritarismo andam sempre muito próximos.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.