Guerra na América Latina

Embora não esteja claro, há apenas rumores, mas parece evidente que a maior proximidade da Colômbia com os Estados Unidos poderá resultar em militarização da América Latina. A informação partiu do próprio presidente Lula em reunião com empresários em São Paulo Sobre a logística bélica do país da América do Norte na região, o que cria um grande desconforto. Afinal, plano do governo de Barack Obama é instalar no território colombiano arsenal militar em três áreas.

Considerando, que a Venezuela vem se armando militarmente com compras de equipamentos da Rússia e Irã não se deve esperar muita tranqüilidade para os países do sul. A diferença ideológica entre EUA e Hugo Chaves não é de hoje, com guerras verbais que se arrastam durante o seu longo governo.

O que é de estranhar, entretanto, é o fato de Obama, em seu discurso de campanha, apregoar exatamente a redução das guerras violentas promovidas por George Bush. A verdade é que, como já foi dito nesta página, nem sempre quem está no pode tem mando de fato.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.