Disputa de espaço no PMDB

As discussões são inevitáveis na política, entretanto, em determinados momentos há muito mais que simplesmente definição de rotas.

POLÍTICA - Como ocorre no Brasil, em Goiás o PMDB é um partido sem ideologia definida. São diversas linhas de pensamento, sem definir um perfil comum entre os grupos. Desta forma, vence quem tem mais carisma e consegue ter apoio popular e foca política. Neste momento, os peemedebistas iniciam uma batalha, que divide o partido, numa clara demonstração de forças entre quem está no poder e aqueles estão fora. Quanto mais determinadas personalidades aparecem na mídia, mais destaque e condições de reduzir o poder do adversário. Neste ínterim não há somente a participação de partidários locais, mas influências vêm de fora, da capital e do próprio partido.

As discussões são inevitáveis na política, entretanto, em determinados momentos há muito mais que simplesmente definição de rotas. Nestas circunstâncias, as intrigas fazem parte de estratégias, sobretudo, partidárias de enfraquecer composições que se mostram com chances de vencer. As brigas no PMDB são reflexos das eleições de 2010 que envolve Iris Rezende, Marconi Perillo e Henrique Meireles. Neste contexto, até mesmo aliados se tornam adversários, de maneira franca, sem esconder os seus propósitos.

Como exemplo, Valdivino de Oliveira é companheiro de primeira hora de Joaquim Roriz, peemedebista, ex-governador de Brasília e próximo de Iris Rezende. No entanto, está diante dos dissidentes do partido que tem como discurso aproximação do adversário dos peemedebistas no Estado Marconi Perillo. Cabe ressaltar, entretanto, a relação conflituosa em que vive o PMDB do Distrito Federal com o PT, que deverá compor com Rezende nas próximas eleições.

Nesta hora, cabem aos adversários ganhar pontos nesta briga, que se depender do grupo dissidente deverá durar tempo suficiente para ganhar terreno no partido. Possível que em curto prazo saia um final feliz, ou realmente o partido sairá rachado para as próximas eleições, tendo em seus calcanhares Henrique Meireles, com o apoio do Presidente Lula e do governador Alcides Rodrigues.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.