Velho tempo novo

A falta de tática dos tucanos levou Alcides a tomar decisões, pois em meio ao embate entre o ex-governador e o governo federal não restaria saída ao pepista.


Política
- Sem dúvida a atitude de Alcides Rodrigues foi contra o que se pensou muitos críticos políticos no início do governo pepista, que não somente vem se distanciando de Marconi Perillo, mas também sinaliza para a oposição ao PSDB, partido mais importante da base que elegeu o atual governador. Em Goiás a base do governo vem se desenhando com PT e PMDB.

Nos bastidores, no início deste governo, chegou-se a pensar na possibilidade de o tucano ser o governador de fato, enquanto Alcides seria apenas figurativo, como o foi enquanto vice. Verdadeiramente, isto não ocorreu, afinal, o que fica evidente é o endividamento do Estado deixado pelo governo anterior, numa condição de quase impossibilidade de administração. Em todos os setores os gastos denunciavam a falta de rigor na responsabilidade administrativa. Desta forma, não restaria alternativa a não ser a busca de apoio do governo federal e aproximação com a prefeitura. Havia, portanto, uma escolha de Alcides: aceitar a condição de servilismo à base marconista ou definir um governo com marca própria, mesmo considerando rompimentos.

A falta de tática dos tucanos levou Alcides a tomar decisões, pois em meio ao embate entre o ex-governador e o governo federal não restaria saída ao pepista. Teria que distanciar do senador, no sentido de viabilizar recursos indispensáveis da união para o Estado. A rigor, nenhum político no poder vai liberar recursos para adversários futuros, desta maneira, não havia alternativa. Com a aproximação entre Iris Rezende e PT, a rompimento com a sua base seria uma questão de tempo. Embora, em alguns momentos o atual governador se mostrou com dúvidas. Como em política não é possível estar o tempo todo no meu do caminho, a definição do grupo alcidista não tinha outra medida.

A Celg possivelmente seja o “tendão de Aquiles” de Marconi que deixou uma dívida impagável, embora não seja uma obra inteiramente sua, pois se trata de um endividamento que vem de longa data. Entretanto, não administrou os gastos da estatal que só fez aumentar. Sem condições de dar sustentação ao governador, Alcides foi obrigado a procurar os cofres da união.

Desta forma, os tucanos goianos convivem os resquícios do poder do tempo novo, mas sem possibilidade de rever as relações do período do governo. A definição dos resultados das estratégias de ambos os lados vai depender do eleitor em 2010. Há muitas discussões neste sentido.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.