DOENÇAS GLOBAIS

O mais intrigante, entretanto, é imaginar que a contaminação tem vindo dos países ricos. A mais grave delas é a financeira, a qual as nações do terceiro mundo aprenderam a conviver a duras penas.


Saúde - A gripe suína, como ficou conhecida, coloca em evidência a relação de proximidade que vive o mundo. Realmente Mcluhan tem razão: vivemos em uma "Aldeia Global". Uma doença que apareça em qualquer parte do mundo atingirá todo planeta em pouco tempo, caso não seja debelada radicalmente. Ou seja, a resolução de problemas que afeta uma comunidade não fica circunscrito a um lugar, mas os vizinhos devem se preocupar com a situação de todos. Desta forma, a concentração de riquezas em alguns países não é motivo para tranqüilidade plena, apesar de possuir localmente sistemas eficientes, seja na saúde, ou na economia.

Imaginar que os Estados Unidos são desenvolvidos cultural e economicamente, ao lado de países da Europa, não os livram das misérias sociais dos países de terceiro mundo, como já foram equivocamente chamados, em um passado não muito distante. Afinal, estamos todos em uma mesma aldeia. O grito de um certamente vai incomodar muita gente.

Uma doença se transforma em uma epidemia se não tratada rapidamente onde ela ocorre, ninguém está imune. Embora a pobreza não pegue por contato, mas os seus reflexos, na pós-moderna são contagiantes e globalizados. O México é hoje uma grande preocupação das comunidades milionárias, pois o espirro por lá já chegou a países que possuem competente sistema de saúde. Combater uma doença em um lugar não significa tranqüilidade definitiva, mas uma solução parcial, apenas.

O mais intrigante, entretanto, é imaginar que a contaminação tem vindo dos países ricos. A mais grave delas é a financeira, a qual as nações do terceiro mundo aprenderam a conviver a duras penas. Desta forma, estrategicamente conseguem viver com a falta do essencial, o básico, mas os seus reflexos podem ser perturbadores. Ao que parece, enfim, ninguém está a salvo das mazelas agora globais, menos ainda os historicamente abastados e felizes.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.