Redes sociais, o fora e dentro do poder

Há uma frase com sentido que diz: “Fora Marconi”; cabe ao governo se mostrar o “Dentro Marconi”, o que exige ações e comprometimento com a coisa e opinião pública

Política regional – A internet ainda é meio de comunicação que precisa ser entendido na sua inteireza, quanto às possibilidades de mobilização e informação. No entanto, em Goiás se mostra efetiva e com resultados que precisam ser considerados.

A manifestação no centro da capital do Estado, em torno do palácio do governo estadual, simbolicamente onde atua o poder político, oferece a condição para tentativa de entender a opinião pública regional, e a participação de grande parte de populares nas decisões sociais.

O “Fora Marconi” chamou a atenção das mídias, mesmo que alguns veículos preferiram tratar o assunto como apenas um movimento de esquerda radical, ou, no caso de jornais nacionais, fez de conta que nada existiu.

Os movimentos sociais, às vezes, silenciosos se formam a partir de um consenso das várias pessoas que entendem viver injustiçada pela atuação de seus representantes eleitos, o que gera uma sensação de ter cometido erros, tendo sua consciência atingida, no sentimento de confiança partidária e liderança.

A resposta do público se mostra cada vez mais imediata e, por vezes, necessária. Embora haja a imprensa que se volta para as massas, o público se mostra heterogêneo e crítico, quando há acontecimentos que o atinge, com se vê, sobretudo no político.

A quantidade de pessoas que fizeram parte do movimento não dá conta de todo o significado do evento – mais de três mil pessoas, conforme alguns jornais da capital -, pois certamente seria apenas a ponta de um iceberg, com inúmeras outras que não estiveram ali, mas fazem parte do consenso.

As manifestações exige atenção dos políticos quanto a sua visibilidade dos dias atuais, com as mídias sociais e novos meios de informações que surgem, dentre eles os blogs, além da imprensa tradicional, e a postura crítica de uma sociedade que convive com frequência sob injustiças, locais e globais.

Há uma frase com sentido que diz: “Fora Marconi”; cabe ao governo se mostrar o “Dentro Marconi”, o que exige ações e comprometimento com a coisa e opinião pública.

Blogueiros progressistas

Outro evento importante em Goiânia, realizado no auditório da Câmara Municipal, foi o debate sobre tema ‘‘O Estado, a Lei e a ação social – a força do ativismo em prol da democratização das comunicações, nos termos da lei e das políticas públicas vigentes’’.

Sendo uma discussão nacional, o encontro na capital do Estado, revela a busca de dar fluxos à informação pública. Como objetivo permitir mais acesso à população as mensagem sobre os acontecimentos sociais em diferentes regiões.

O aumento na quantidade de fontes na comunicação se revela um dos pontos a serem atacados para uma comunicação verdadeiramente democrática. Longe de ser uma questão simples, trata-se de um assunto que deve continuar em pauta para o bem da humanidade que se comunica.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.