Escola para o jornalismo

Alguns veículos exageram, transformando suas páginas em apenas assessoria de governo. Uma lástima
Imprensa – Os brasileiros que se informam diariamente mantém uma questão que se arrasta por séculos: o jornalismo é realmente isento? Responde a jogo de interesses, principalmente nos campos político e econômico? A dificuldade da resposta está exatamente no sim e não, pois a imprensa deve buscar constantemente a ética, ou seja, tratar os fatos objetivamente, mesmo considerando a subjetividade do jornalista e empresa. No entanto, um meio de comunicação não sobrevive, nos dias atuais, sem recursos públicos e das empresas – sua fonte de renda.

Parece óbvio, mas nem sempre foi assim, em muitos casos, a imprensa viveu na dependência de partidos políticos. De fato, não é o caso dos dias contemporâneos, de mercado e riquezas capitalistas.

O mais importante, portanto, é saber que não é possível viver sem os meios de comunicação, diante de um mundo cada vez complexo e rápido. Entretanto, entender como se constituem a grandes imprensas é uma tarefa obrigatória do leitor/espectador/consumidor. No interior do Brasil, por exemplo, é consenso dos profissionais midiático a dificuldade de perseverar no setor sem verbas públicas, o que no final amarra linha editorial e políticos de plantão – nem sempre com interesses públicos, mas particulares.

Alguns representantes políticos, por seu turno, usam deste mecanismo para impedir o livre fluxo de informação que chega à população, e diz respeito às críticas contra o seu governo. Alguns veículos exageram, transformando suas páginas em apenas assessoria de governo. Uma lástima.

Mas e os grandes jornais, dos grandes centros econômicos? O esquema aí é outro: a relação se dá com a política, evidentemente, mas se relaciona profissionalmente com as grandes indústrias, empresas tradicionais e comércio, de onde saem os seus recursos. Desta forma, são ressalvados os interesses, o que tem reflexo no território político.

A revista Veja, para citarmos apenas um exemplo, é emblemático, pois na sua defesa está o liberalismo econômico globalizado, o qual angula suas matérias, conforme a predisposição do mercado. Contudo, não se pode desprezar sua importância e capacidade para formar opinião. Deste modo que, insistimos, deve-se conhecer suas prerrogativas de relações.

Evidentemente que isso não ocorre em São Paulo e Rio de Janeiro, mas em Goiás, Brasil. Neste sentido, o pesquisador da comunicação Pedrinho Quareschi tem razão, toda criança deveria ter na escola uma disciplina que estudasse a mídia. Certamente, haveria mais participação e exigência dos direitos de consumidor e cidadão.

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