Jornalismo, entre o discurso e a prática

Se realmente as análises são pertinentes, corroborando com o pensamento da editora-chefe, com as novas mídias de informações e ampliação da comunicação na sociedade, o jornalismo oficial vai perdendo terreno e sendo questionado pela opinião  pública

Imprensa regional - A análise da Jornalista e editora do jornal O Popular de Goiânia é muita lúcida, de questionar o uso excessivo de fontes oficiais na imprensa brasileira, regional e local. Uma discussão difícil para se chegar a um consenso, mas é possível observar que algumas empresas, apesar de não admitir atitude de conivência com governos, o fazem com frequência.

O maior jornal de Goiás realmente dá mostras de seu interesse em tratar a operação Monte Carlo, mas há sempre a dúvida qual a linha editorial do jornalismo, quando a opinião pública não está sensibilizada, como é o caso do momento, em que o Brasil está informado sobre as relações ilícitas de partes da política Goiânia e Brasília. As informações tem fluxo de externo para o externo e vice-versa.

Acreditar em imprensa revolucionária não seria de fato prudente, nos dias que seguem. A rigor, as transformações sociais se relacionam exatamente com a comunicação e não com movimentos violentos, fomentados por jornais radicais – sempre raros. O debate e mudanças passam pela participação social e mobilização da opinião pública, pela informação e tomada de decisões.

Neste terreno jornais como o Popular ganham importância e pode, em determinados momentos, não responder à tentativa de alternância no poder. Aqui há uma discussão difícil sobre a questão “negócio” da empresa de comunicação, que afeta as redações. Mas este não é o único ponto a ser analisado.

Como entende-se, já senso comum, não há veículos de comunicação neutros ou que definem a objetividade como meta, pois não existe – talvez o que se busca é o mais próximo do objetivo. A definição de uma matéria em rodapé, como é o caso das manifestações em praça pública, definem a posição da editoria de política.

Outro fator importante, que o Popular negligencia, é a falta de uma opinião eclética, pois o seu editorial e as opiniões se isentam das discussões em pauta. O debate precisa ser feitos, com ampliação de vozes no jornalismo.

Em tempo, o Jornal O Popular, não há dúvida, tem grande importância para o debate público. Afinal é o mais lido pelos formadores de opinião, o que no final apenas ratifica a abordagem crítica, inclusive feita pela jornalista.

Se realmente as análises são pertinentes, corroborando com o pensamento da editora-chefe, com as novas mídias de informações e ampliação da comunicação na sociedade, o jornalismo oficial vai perdendo terreno e sendo questionado pela opinião  pública.

Notória a dificuldade de sobrevivência de algumas empresas de comunicação neste “mercado de ideias”, como é o ícone deste processo do americano New York Times, que sofre com a perda de audiência no seu jornal tradicional e caminha para o nervoso do mundo digital.

***
Jornal O Popular / Opinião
Da redação
Cileide Alves

Imprensa e crises

A Operação Monte Carlo, desencadeada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) em 29 de fevereiro, revelou ao Brasil o esquema grandioso montado por Carlos Augusto Ramos, o Carlos Cachoeira, para sustentação de jogos ilegais e também de uma teia envolvendo autoridades no lobby de negócios milionários de empresas com governos e prefeituras.

A complexidade dessa ramificação, que levou o PF e o MPF a denunciá-lo e a mais 80 pessoas não apenas por contravenção, mas também por corrupção ativa e passiva, tem surpreendido a sociedade. Entretanto, quem acompanhou O POPULAR nos últimos anos tinha noção dos interesses e da forma de agir do empresário.

Em 7 de dezembro de 2005, O POPULAR publicou a reportagem Denunciada venda de sentença para Cachoeira, informando sobre denúncia contra um juiz, um procurador de Justiça aposentado e Cachoeira, acusados de compra de sentença favorável à Gerplan, empresa de loteria do empresário. O jornal acompanhou essa denúncia, que segue sem decisão e em segredo de Justiça no Tribunal de Justiça de Goiás.

Em 21 de maio de 2006, O POPULAR mostrava em Os negócios suspeitos do lixo que licitações irregulares, contratos superfaturados ou não executados e troca de favores no jogo político eram vícios comuns na prestação terceirizada de serviços de limpeza urbana e que uma empresa do empresário estava entre as beneficiadas nessas licitações em Goiás.

A suspeita de envolvimento de policiais militares com o esquema de jogatina montado pelo empresário também já foi muito retratada pelo jornal. Caso da reportagem, Bingos funcionam sob vista grossa da polícia (19/12/07), com flagrantes fotográficos de carros da polícia dando proteção a casas de jogos em Goiânia. Novamente o assunto apareceu em Policiais coniventes com jogatina estão impunes (5/1/08).

Esse histórico mostra a gravidade do assunto, a necessidade da defesa da legalidade e do Estado de Direito e a relevância do assunto para a sociedade goiana. Por isso, desde que a Operação Monte Carlo foi desencadeada, O POPULAR tem dedicado intensa cobertura do caso e em 46 edições impressas desde então ele foi manchete 29 vezes. Nos dias em que não foi manchete, ganhou chamada de destaque na capa do jornal. A maioria com informações inéditas.

A imprensa precisa aprimorar-se, encontrar caminhos para fugir do oficialismo, da burocratização e da inércia, males que ainda assolam muitas redações. Há pelo Brasil veículos que se enquadram no primeiro time, como também veículos que buscam aperfeiçoar-se e fazer um jornalismo que seja cada vez mais relevante para seus leitores e para a sociedade. O POPULAR, que completou 74 anos dia 3 de abril, se inclui neste segundo grupo.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.