Reflexões
Intrigante
entender o sistema social capitalista, quando se observa a sociedade e o
conhecimento. Nas trocas de informações há um limite de observações que
não vai além das lógicas vividas localmente no cotidiano, mesmo
considerando os veículos de comunicação. No rigor das análises é
possível avaliar que existe uma quantidade de imagens que se vê
diariamente, não sendo possíveis outros contatos que não estejam neste
quadro. Seria como se a felicidade existisse (na superficialidade) em
compasso com a profundidade do que se pensa.
Neste sentido, deve-se aceitar que a passividade é sinônimo de
alegria, enquanto o conhecer é razão para a perplexidade e pessimismo.
Uma inversão, certamente – como querem aqueles que organizam os status
sociais. Usando deste conhecimento, a difusão dos usos de bens torna a
vida de milhares de pessoas melhores e “evoluídas”, sensivelmente – pelo
que se apresenta. O possuir passa a ser a razão da existência, mesmo
que sejam apenas aparelhos que servem como meros instrumentos para se
viver plenamente, deste modo, a alegria do pouco conhecer, puro
regozijo.
A aceitação se revela no ter o que está altura de um nível social,
cujas classes sociais se formam conforme padrão estabelecido. Assim,
cada qual se realiza no modo consensualmente aceito. A novela, o filme, o
fantástico se revelam efetivando modelos e elevando o sonho de outros
mundos, mesmo que impossíveis, mas existentes. Como se observasse o
reflexo de uma imagem no fundo de uma caverna, embora real, mas
impossível de chegar a ela, concretamente.
A construção da realidade, portanto, estaria na condição de oferecer
conhecimento sobre diversos lugares, que na prática são reais, não
apenas ficção de um sonho. A educação, mesmo burguesa seria uma forma a
permitir fugir de um quadro e alcançar a plenitude da vida, mesmo que
pessimista, a qual percebe a evolução e certamente a igualdade.
As novas tecnologias transformam as gerações que chegam, sendo mais
próximas da educação formal, que induz observações mais amplas. As novas
formas de comunicação, menos centralizadas, também poderão levar a
outros caminhos. O capitalismo deverá se renovar para atender ao
conhecimento complexo, ainda que tardio.
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