Pessimismo e evolução

Reflexões



Intrigante entender o sistema social capitalista, quando se observa a sociedade e o conhecimento. Nas trocas de informações há um limite de observações que não vai além das lógicas vividas localmente no cotidiano, mesmo considerando os veículos de comunicação. No rigor das análises é possível avaliar que existe uma quantidade de imagens que se vê diariamente, não sendo possíveis outros contatos que não estejam neste quadro. Seria como se a felicidade existisse (na superficialidade) em compasso com a profundidade do que se pensa.

Neste sentido, deve-se aceitar que a passividade é sinônimo de alegria, enquanto o conhecer é razão para a perplexidade e pessimismo. Uma inversão, certamente – como querem aqueles que organizam os status sociais. Usando deste conhecimento, a difusão dos usos de bens torna a vida de milhares de pessoas melhores e “evoluídas”, sensivelmente – pelo que se apresenta. O possuir passa a ser a razão da existência, mesmo que sejam apenas aparelhos que servem como meros instrumentos para se viver plenamente, deste modo, a alegria do pouco conhecer, puro regozijo.

A aceitação se revela no ter o que está altura de um nível social, cujas classes sociais se formam conforme padrão estabelecido. Assim, cada qual se realiza no modo consensualmente aceito. A novela, o filme, o fantástico se revelam efetivando modelos e elevando o sonho de outros mundos, mesmo que impossíveis, mas existentes. Como se observasse o reflexo de uma imagem no fundo de uma caverna, embora real, mas impossível de chegar a ela, concretamente.

A construção da realidade, portanto, estaria na condição de oferecer conhecimento sobre diversos lugares, que na prática são reais, não apenas ficção de um sonho. A educação, mesmo burguesa seria uma forma a permitir fugir de um quadro e alcançar a plenitude da vida, mesmo que pessimista, a qual percebe a evolução e certamente a igualdade.

As novas tecnologias transformam as gerações que chegam, sendo mais próximas da educação formal, que induz observações mais amplas. As novas formas de comunicação, menos centralizadas, também poderão levar a outros caminhos. O capitalismo deverá se renovar para atender ao conhecimento complexo, ainda que tardio.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.