Núcleo da notícia mundial

O repórter tornou-se uma espécie de ser virtual, mas os interesses políticos são bem centralizados e localizados, talvez diga respeito à força de grandes impérios econômicos

 















Imprensa – Nos últimos anos houve uma clara mudança na quantidade de informações de diversos países do mundo, que passaram a ser jogadores políticos e econômicos, numa sociedade globalizada. Então, se os movimentos que ocorrem em grande número de nações dizem respeito à população espalhada em diferentes lugares – como é o caso das eleições na Rússia -, a notícia sobre esses assuntos pontuais passa a ser fundamental. Entretanto, numa análise rápida vai se perceber que existe um centro para a divulgação dos acontecimentos, formado por duas cidades – ambas de língua inglesa: Washington e Londres. O que torna a confiabilidade sobre o rigor da noticia questionável.

Quem assiste o Jornal Nacional, da Rede Globo – até mesmo lê os chamados jornalões como Folha e Estadão, nas matérias internacionais -, TV de maior audiência no Brasil, pode observar que a participação ao vivo do repórter dificilmente está no local dos fatos, mesmo considerando que a crise seja na Rússia, Irã, Iraque, Afeganistão ou China. As imagens trabalhadas são de grandes veículos de comunicação do país norte americano, em grande número, já transmitidas ou disponibilizadas compulsoriamente por agências.

Embora haja tecnologia suficiente para permitir colher detalhes dos acontecimentos há interferência da política do país em que se localiza o jornalista, ou mesmo a seleção do ângulo da notícia feita pelas próprias agências. Logo, pode-se entender que há um centro gerar de informação.

O repórter tornou-se uma espécie de ser virtual, mas os interesses políticos são bem centralizados e localizados, talvez diga respeito à força de grandes impérios econômicos. O que não quer dizer que os profissionais reproduzam tudo que vem das fontes oficiais ou de agências ligadas aos governos dos Estados Unidos e Inglaterra, especialmente, mas a seleção fica precária no sentido de comparar o que diz, de fato, um e outro agente, nos diferentes governos.

Como se vê, o mundo financeiro e político interferem na definição do que se fala na mídia, sobre os assuntos de países periféricos aos grandes centros econômicos. O Brasil não ficaria fora destas interferências. Talvez até mesmo haja a intenção de um pensamento comum global. Felizmente na sua vida prática e local está o telespectador, conhecedor das estratégias de poder e conhecimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.