Jornal Nacional da família brasileira

Os programas da ainda principal TV brasileira, uma das maiores do mundo, precisam estar à altura dos novos tempos da democracia e participação de uma nação latino-americana globalizada

 

Jornalismo – A visão que a direção do Jornal Nacional da Rede Globo tem da sociedade brasileira é muito parecida como uma grande família, na qual a TV carioca se torna um ente querido, seguida por todos. Uma espécie guia espiritual, responsável por influenciar a consciência de todos. De fato, esta atitude não seria exagerada se pensada há três décadas, mas com o desenvolvimento da educação, novas formas de se comunicar, não se pode duvidar que a nação tivesse outras referências para estabelecer suas relações no espaço social. O zelo com as despedidas de Fátima Bernardes, no telejornal dos Marinhos, demonstra como seus comunicadores veem o Brasil e os brasileiros.

A influência do jornalismo sobre a vida das pessoas é notória, entretanto, não pode desconhecer a capacidade de discernimento de uma sociedade já no século XXI, que não vive dependente de governos autoritários, como ocorreu nos anos de surgimento do JN. Aliás, somente pela audiência do programa aponta para outros lugares, diferentemente da época de chumbo. Talvez o editor chefe do jornal devesse observar a notícia tendo como espelho a realidade social, não como uma grande escola que deve evitar os maus exemplos que vai  perverter os telespectadores inocentes, colaborando com o caos. Verdade que a diferença de renda dos brasileiros permanece, entretanto, numa sociedade dinâmica.

Com as novas tecnologias da informação, que permitem mais agentes no processo de informação, o que se espera de um programa como o Jornal Nacional é mais jornalismo, com interpretações dos fatos, percebendo o espaço da ética e mais objetividade e menos partidarismo político. Os programas da ainda principal TV brasileira, uma das maiores do mundo, precisam estar à altura dos novos tempos da democracia e participação de uma nação latino-americana globalizada.

Enfim, Fátima Bernardes será sempre lembrada como grande profissional que noticiou acontecimentos importantes, ao lado do marido William Bonner. O Publicitário-jornalista que será sempre lembrado como aquele que vê o brasileiro com perfil de Homer Simpson, como fez questão de afirmar em entrevista; observa o telespectador como um indivíduo de consciência mediana, inserido na massa.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.