Aos navegantes PUCantes

A sociedade da tecnologia e o sonho de liberdade*

Um ponto precisa ser destacado neste mundo da tecnologia: as ferramentas que permitem estender as informações aos mais longínquos territórios, potencialmente, poderão servir de base para formação da capacidade de pensamento e participação social. Desta forma, este blog PUCantes se mostra fundamental neste sentido, pois deverá ser um lugar de trocas de informações, momentâneas, para despertar do espírito crítico, que, de alguma forma, está sem lugar nesta sociedade do consumo e interesses apenas individuais.

Se um dia todos nós estivemos a mercê das grandes empresas de comunicação, monopolizadas, entretanto, na atualidade as novas tecnologias da informação permite – embora haja severa exclusão - a liberdade da busca de novas mediações para as trocas de conhecimento e discussões, para a inserção na esfera pública. A ilusão de um mundo distante das mazelas, devido ao novo formato de comunicação, seria uma maneira muito otimista de ver as coisas. Afinal, vivemos em um sistema que há disputas num campo de lutas, cujas estratégias de poder hegemônico servem a interesses particulares. Mas nada mais importante do que o uso da comunicação on-line para relações ubíquas para uma sociedade mais livre e democrática.

Com a certeza que espaços como este será uma tônica da juventude nestes tempos chamados de pós-modernos nos leva a imaginar alternativas para mundo melhor, com igualdade, solidariedade, fraternidade, justiça e paz. Além do que as transformações podem e devem ser idealizada a partir da força dos estudantes, cheio de energia e força para querer um mundo melhor.

Suceeeeeeeeeeeso ao blog e parabéns à turma de jornalismo. Serei também leitor freqüente e colaborar.

* Texto publicado no Blog PUCantes dos estudantes de Jornalismo da PUC/GO, no endereço: http://pucantes.spaceblog.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.